A estilista Mara Macdowell, pioneira na moda brasileira, morreu nesta quinta-feira (14) aos 84 anos. A designer estava passando por complicações de uma embolia pulmonar.
Conhecida como a “Chanel brasileira”, começou sua carreira no ramo após experiências no jornalismo de moda. No início da década 60, criou uma seção de roupas femininas na Mesbla chamada de garota Kar (significa “chique”), e em 1965, alguns anos depois, tornou-se sócia da marca carioca “Mariazinha”, das irmãs Jane Mellin e Edith Vasconcelos.
Na década de 80 se tornou a única sócia da marca, que se expandiu no anos 2000, abrindo filiais em outras capitais brasileiras e mudando seu nome para Mara Mac. Para ela, sua missão era “criar peças atemporais para mulheres de todas as faixas etárias, unindo originalidade e qualidade de marca”.
Presença marcante no Fashion Rio, seus desfiles eram reconhecidos e aclamados por comentaristas e celebridades. Entre algumas famosas que vestiram suas roupas estão Fernanda Abreu, Ana Botafogo, Ângela Vieira, Lília Cabral e Marília Pêra.