Estilista Maurício Duarte estreia na New York Fashion Week com a coleção “Muiraquitã”

Peças inspiradas na cultura amazonense contam com colaboração de associações indígenas de Manaus
Maurício Duarte
(Foto: @jpontesfilm)

Nesta quarta-feira (11), o estilista amazonense Maurício Duarte fez sua estreia na New York Fashion Week com a coleção “Muiraquitã”. Parte da Federação de Designers da América Latina, Duarte apresentou peças que remetem às suas raízes culturais, destacando o uso de fibras naturais, como o tucum, tecidas à mão por artesãs de comunidades indígenas do Amazonas.

A coleção trouxe tecidos fluidos e orgânicos em modelagens sofisticadas. Estampas geométricas, palha, bordados e drapeados dominaram a passarela, que contou com a presença especial da influenciadora Thelminha, vencedora do BBB20.

Maurício traz para a passarela um poderoso amuleto de sorte e proteção, um Muiraquitã, profundamente enraizado em suas origens e história pessoal. “Escolhi o nome ‘Muiraquitã’ porque, além de ter sido o título do meu primeiro trabalho na faculdade, em 2017, é também um símbolo que carrego comigo desde que me mudei para São Paulo, em 2016. Ganhei o Muiraquitã da minha mãe, e ele me acompanha como um amuleto de proteção”, conta Maurício.

O processo criativo do estilista valoriza o trabalho artesanal em parceria com associações indígenas de Manaus. Os acessórios, que complementaram os looks, foram desenvolvidos pelo designer Carlos Penna.

Maurício Duarte
(Foto: @jpontesfilm)

Deixe um comentário