Projeto Logística Reversa promove sustentabilidade em Goiás e Tocantins

A Refrescos Bandeirantes/Coca-Cola comemora o dia 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, com o projeto Logística Reversa, plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil que tem como objetivo transformar a vida de pessoas através do recolhimento de resíduos na educação ambiental.
Atualmente o projeto apoia 28 cooperativas de reciclagem e seis empresas de reciclagem, além do apoio de 03 empresas. Ao todo, são empregados diretamente cerca de 700 cooperados, que fazem a segregação dos resíduos coletados. A companhia oferece aos cooperados, os Uniformes, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, como Camisetas, calças, aventais Luvas e Botinas, materiais que são importantes para a saúde dos cooperados, pois pode evitar acidentes e doenças ocupacionais.
O projeto Logística Reversa visa educar, promover e gerenciar a reciclagem de resíduos pós-consumo através do Tereftalato de Etileno – PET, no mercado de atuação da empresa de forma a levar sustentabilidade econômica às cooperativas de catadores. Para isso a companhia desenvolve a chamada PET – Retornável que representa uma boa economia para os consumidores e um ganho para a natureza.
O apoio com as cooperativas no estado de Goiás e Tocantins começou em 2008, antes mesmo da lei 12.305 (Lei de Resíduos Sólidos), em vigor a partir de 2010, que estabelece uma responsabilidade compartilhada das indústrias a recolherem 10% das embalagens pós-consumo. Em 2014, a companhia obteve um excelente resultado de 63,11% de recolhimento e reciclagem, o que corresponde a cerca de 450.000 kg de materiais recicláveis distante do meio ambiente.
Como forma de incentivar as cooperativas parceiras do projeto, a Refrescos Bandeirantes faz uma doação anual para as cooperativas que atingem suas metas de recolhimento de garrafas PET. A previsão para 2020 é que 100% das embalagens comercializadas no mercado sejam recolhidas através do programa (Coletivo Reciclagem).
Com o objetivo de promover a reciclagem de resíduos e conscientizar as comunidades sobre a importância de manter o planeta mais limpo, a companhia promove também todo ano, o Dia Mundial de Limpeza Rios e Praias, programa coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy. Em 2014, o programa foi realizado em Goiânia, no Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, com a participação de dezenas de pessoas nas coletas de resíduos.

Deixe um comentário


Confira também