Goianos são destaque no futebol digital

Começa, no próximo sábado (21), no Araguaia Shopping, a Copa Fujioka de Futebol Digital. O campeonato, organizado pela Federação Goiana de Futebol Digital (FGFD), é um dos mais importantes do país, já que Goiás é considerado um celeiro de ciber atletas e o estado com mais títulos por equipe do Brasil. A competição, que conta com jogadores de todos os lugares do país, será disputada em PlayStation 3 pelo jogo Pro Evolution Sports 2012 e terá o formato da Copa Libertadores da América.

O presidente da FGFD, Edson Júnior da Silva, explica que, na primeira fase do evento, grupos de quatro jogadores se enfrentarão em partidas de ida e volta. “Depois os competidores se enfrentam no mata-mata, até a final, assim como na Libertadores da América”, esclarece. Os jogos acontecem nos dias 21, 22, 28 (fase de grupos) e 29 (fase final), na praça central do Araguaia Shopping.

Em 2012, acontecem também a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro de Futebol Digital. Dezesseis atletas goianos vão representar o estado nas competições nacionais e oito deles sairão da Copa Fujioka. “As vagas são divididas por etapa, sendo que a primeira vaga será preenchida no Araguaia Shopping”, conta. “As vagas são cobiçadas porque o campeão da Copa do Brasil irá disputar o mundial na Alemanha”.

O goiano Alonso Rosa de Farias – bicampeão da Copa do Brasil – representou o estado nos dois últimos mundiais, um na Espanha e outro na Alemanha. O ciber atleta acabou em quinto e foi convidado para disputar o Campeonato Europeu onde se sagrou campeão. Na primeira etapa da Copa Fujioka os destaquem devem ser as revelações do ano passado – Valber Lacerdo e Leonardo Kong.

Seleção de ciber atletas

Leonardo, além de jogador, é dono de uma equipe de ciber atletas para quem patrocina os treinos, as viagens e as inscrições dos campeonatos. “Comecei por acaso, tive a ideia de pegar pessoas talentosas e que não tinham condições de viajar para disputar campeonatos e investir nelas”, explica. A equipe Kong’s é hoje a melhor do país e conta com destaques do futebol digital como Alonso Rosa, Alexandre Fontoura e Alisson Black.

De acordo com a atleta/empresário, a fórmula do sucesso está na dedicação e treinos constantes, inclusive de táticas de jogo – são quatro horas por dia, três dias por semana. “Em época de competição treino seis horas por dia, todos os dias”. Leonardo não revela as táticas, mas dá uma dica de time. “O Barcelona é o time perfeito. Mas para se jogar bem com esse time é preciso conhecer cada jogador e o estilo de jogo do time. Quanto a jogador, o Messi é o melhor, sem dúvida”.

Deixe um comentário