No Dia da Pizza, veja 5 curiosidades sobre um dos pratos mais populares do mundo

Mais de 2600 pizzas são produzidas por minuto no Brasil. Fundador da rede Patroni afirma: "sabores únicos podem fidelizar clientes"
Dia da Pizza
Ivan Torres/Unsplash

Hoje (10) é comemorado o Dia da Pizza, receita que nasceu, originalmente, com os egípcios e foi chamada no início de Pão de Abrahão, ou então, Piscea – de onde surgiu o nome atual. Era uma massa fina e circular. Com o passar das décadas a receita foi mudando e sendo acrescentada a novos ingredientes e temperos. Logo a massa chegou aos italianos, responsáveis por adicionar o molho de tomate e queijo mussarela como base, além de criarem uma enorme variação de sabores. O prato só chegou ao Brasil em 1910, por meio dos imigrantes italianos. Porém, foi somente em 1950 que se popularizou.

Atualmente, a pizza é um dos pratos mais populares e consumidos no mundo. De acordo com os dados da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), mais de 3,8 milhões de pizzas são produzidas no Brasil todos os dias, e o estado de São Paulo consome mais da metade dessa quantidadeA entidade afirma ainda que mais de 2600 são preparadas por minuto em todo o país.

Segundo Rubens Augusto Júnior, fundador da rede Patroni que em 2024 comemora 40 anos de fundação, criador da borda de pizza recheada, criar e combinar sabores diferentes chama a atenção de novos clientes para as pizzarias. “Diversos estabelecimentos oferecem sabores diferenciados em seus cardápios e rodízios. Isso é algo que chama a atenção do público, e se o sabor for único, o cliente se mantém ainda mais fiel. Pensando na diversidade dos gostos e no Dia da Pizza, a Patroni lançou a Pizza de Parmegiana, além do sanduíche de parmegiana, feito com massa de pizza. Unindo os dois carros-chefes da casa para criar uma novidade única e deliciosa.” completa o empreendedor.

De acordo com o Guia das Melhores Pizzarias Artesanais do Mundo, o Brasil tem 25 das melhores pizzarias da América Latina. Com isso, essa onda de novas receitas para essa massa milenar, agrega ainda mais em sua história.

Pensando no peso histórico que as pizzas possuem na culinária ao redor do mundo, e em como novos sabores trazem diversidade ao prato, Rubens trouxe 5 curiosidades sobre as redondas. Confira:

  • O dia em que as pessoas mais comem pizza no mundo:

Uma pesquisa realizada pela ECD Food Service apontou que os sábados são os dias favoritos do mundo inteiro para comer pizza. Pedir delivery é uma tradição para os verdadeiros amantes da redonda.

  • Pac-Man:

Tohru Iwatami, designer de jogos e criador do icônico e memorável Pac-Man, se inspirou em uma pizza sem uma das fatias para criar o visual do personagem.

  •  Qual é o sabor original?: 

O primeiro sabor de pizza na Itália era Mastunicola, receita que levava banha, manjericão, pimenta, queijo e pedaços de peixe.

  • Pizza doce: 

Desde as de chocolate com morango, leite condensado com banana, paçoca ou a mais “abrasileirada”, romeu e julieta. Foram criadas  pelos ingleses.

  • Sabores inusitados:

Apesar de sair do tradicional, os sabores de pizza inusitados são os que  mais chamam atenção. Dentre os sabores estão: caviar, canguru, sushi, mac and cheese, queijo brie com frutas vermelhas, entre outras.

Deixe um comentário


Confira também