Chocolate saudável? Veja agora os benefícios do cacau

Neste Dia do Chocolate, a nutricionista Fernanda Larralde, destaca os principais benefícios que o cacau pode proporcionar para o organismo

benefícios do cacau

A produção brasileira de cacau está concentrada nos estados do Pará e da Bahia. De acordo com a última pesquisa Produção Agrícola Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma área plantada de 590 mil hectares e produção anual de 270 mil toneladas, sendo Pará responsável por 53,6% e Bahia por 39,9%.

Chocolate é delicioso, faz bem e todo mundo adora. Por isso, é importante conhecer os benefícios desse alimento, como, quando e qual melhor chocolate comer, para usufruir da melhor maneira os nutrientes e gorduras encontradas nele.

Para que esse consumo seja consciente e saudável é necessário estar atento à concentração de cacau, que pode variar de chocolate para chocolate. Quanto maior a concentração de cacau, como é o caso do chocolate amargo e meio amargo, maiores são os benefícios para a saúde.

Segundo a nutricionista e parceira Bio Mundo, Fernanda Larralde, o consumo regular de cacau pode proporcionar muitos benefícios à saúde, ajudando a melhorar o humor, a circulação sanguínea, a regular o açúcar no sangue e a proteger o coração graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

“O cacau possui um alto teor de flavonoides, principalmente epicatequinas e catequinas, compostos com propriedades antioxidantes. O ideal é consumir o chocolate em uma proporção adequada para obter os benefícios, que seria 2 colheres de chá de cacau em pó por dia ou 40g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de 3 quadrados,” acrescenta Fernanda, que é especializada em Nutrição Esportiva, Saúde da Mulher e Fitoterapia, formada em Coaching Nutricional e palestrante.

chocolate em sua variedade amargo, meio amargo, ao leite, branco e outras denominações, são encontrados facilmente nos supermercados, mas outras apresentações dessa delícia só podem ser encontradas em lugares específicos.

Entre os destaques, estão o cacau em pó puro, perfeito para receitas diversas e smoothies nutritivos, e as barras de chocolate proteica, que combinam o sabor irresistível do chocolate com a dose extra de proteínas para quem leva um estilo de vida ativo.

Agora, para aqueles que apreciam um toque crocante, os dragados com chocolate são uma excelente escolha. Disponíveis em diversas versões, como amêndoa, castanha, avelã, banana e caju, esses snacks oferecem uma experiência deliciosa e rica em nutrientes.

As barras de chocolate com altas concentrações de cacau são outro destaque. Com opções que chegam a 85% de cacau, essas barras são ricas em antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e promover a saúde cardiovascular. Além disso, são uma ótima escolha para quem busca controlar o consumo de açúcar, sem abrir mão do prazer de um bom chocolate.

E não podemos esquecer dos veganos, produzidos sem ingredientes de origem animal, mantendo o sabor e a qualidade que os consumidores esperam. Com diferentes concentrações de cacau e combinações inovadoras, esses chocolates são uma prova de que é possível ser saudável e sustentável, sem comprometer o sabor.

Deixe um comentário


Confira também