Dia Mundial do Café: Sincafé promove workshop gratuito com coffee bar, degustação e debates sobre o setor

Iniciativa, liderada pelo Sincafé, busca discutir soluções para segmento e atrair atenção de consumidores no Dia Mundial do Café
Dia Mundial do Café
(Foto: Nathan Dumlao/Unsplash)

Uma paixão nacional. Sem dúvida, a expressão resume bem a relação do brasileiro com o café. Não por acaso, o País é o segundo maior consumidor do grão no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Para celebrar essa preferência nacional e a força do setor na economia, o Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Estado de Goiás (Sincafé) promove na próxima semana, sexta-feira (14), o 2º Workshop do Café, comemorativo ao Dia Mundial do Café, celebrado na mesma data.

A participação no 2º Workshop do Café é gratuita, com vagas limitadas. Para se inscrever, o acesso é neste linkO evento, que será realizado na Casa da Indústria, com apoio do Sebrae, Senai, Fieg e da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), contará com coffee bar, degustação de cafés especiais e discussão de desafios e oportunidades do setor.

“Nossa intenção é chamar atenção de empresários, profissionais do setor e consumidores para a força do segmento, posicionando o sindicato como parceiro na busca por soluções e inovação para o segmento”, explica o presidente do Sincafé, Jaques Silvério.

Consumo de café

Dados da Abic mostram que, em 2022, o consumo per capita no Brasil foi de 5,96 kg por ano de café cru e 4,77 kg por ano de café torrado. O faturamento da indústria do café, no mesmo período, alcançou R$ 23,5 bilhões, um aumento de 54,6% se comparado com 2021. A Região Centro-Oeste possui o maior ticket médio (valor gasto com café por carrinho consumidor) do produto no País.

Os dados apurados comprovam a preferência da população pelo produto e chamam atenção para o crescimento das vendas de cafés de alta qualidade, que apresentaram incremento de 26% na categoria superior; 20%, na Gourmet; e 5,5%, nas cápsulas, no ano passado.

“Percebemos um amadurecimento do consumidor, que busca cada vez mais a experiência atrelada ao produto. De olho nesse mercado, temos muitas oportunidades para inovar e crescer. Promover esse debate é um dos objetivos que buscamos com a realização do evento”, afirma Jaques Silvério.

PROGRAMAÇÃO

14h00 | Abertura

Sandro Mabel, presidente da Fieg

Jaques Silvério, presidente do Sincafé

14h20 | Aspectos técnicos da Resolução 570 do MAPA

Christianne Monteiro, responsável técnica da Abic

15h00 | Desafios e oportunidades para a cadeia produtiva de café

Karolline Fernandes, gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebids

15h30 | Logística reversa

Flávio Rassi, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CMAS) da Fieg

16h00 | Coffee bar

Degustação de cafés especiais

16h30 | Fala da Associação Brasileira da Indústria de Café

Pavel Cardoso, presidente da Abic

16h35 | Alterações da NR-5 e obrigatoriedade de medidas de combate ao assédio sexual

Lorena Blanco, advogada trabalhista da Fieg e presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (CTRT)

17h00 | Principais mudanças na Convenção Coletiva 2023 

Lorena Blanco, advogada trabalhista da Fieg e presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (CTRT)

17h30 | Encerramento

SERVIÇO

2º Workshop do Café

Data: 14 de abril (sexta-feira)

Horário: 14h às 17h30

Local: Casa da Indústria, 10º andar – Auditório Hélio Naves

Deixe um comentário