Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Sérgio Vaz e Xico Sá são os convidados dos Diálogos Contemporâneos da próxima semana

Escritores estarão em Goiânia na segunda (25) e terça-feira (26)
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Xico Sá. Foto: Divulgação

Depois de receber Ignácio de Loyola Brandão e Fabrício Carpinejar, a série que reunirá em Goiânia, ao todo, dez consagrados autores literários brasileiro, receberá Sérgio Vaz e Xico Sá.  Os dois encontros acontecerão, respectivamente, nos dias 25 e 26 de outubro presencialmente no Teatro Goiânia, às 19h. Sérgio Vaz, poeta e agitador cultural, falará sobre “a literatura que vem da periferia”, com mediação de Renata Caetano. Já Xico Sá, escritor, jornalista e cronista do jornal El País e do Diário do Nordeste, fará uma conferência sobre “Mundo digital e sociedade em rede – As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação”. Nina Soldera é quem fará a mediação.

Além da abertura do teatro ao público, serão feitas transmissões ao vivo pelo YouTube. Os encontros contarão com interpretação em Libras e o Teatro Goiânia oferece estrutura acessível para pessoas com deficiência. O ingresso é gratuito e será distribuído na bilheteria do teatro, desde 60 minutos antes da abertura, obedecendo a ordem de chegada das pessoas ao teatro. Todas as normas de prevenção contra o Coronavírus serão seguidas conforme recomendações das autoridades sanitárias, por isso o uso de máscaras pelo público será obrigatório durante todo o evento.

O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos, pela primeira vez em Goiânia, tem a realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura, com o apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com recursos de emenda parlamentar do Deputado Rubens Otoni e a organização da F2 Produção.

Sergio Vaz. Foto: Jairo Goldflus

Sobre os autores e as conferências

Sérgio Vaz é autor de oito livros, co-fundador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia). Foi eleito pela revista Época em 2009 um dos 100 brasileiros mais importantes do País. Em sua conferência “a literatura que vem da periferia”, discutirá sobre uma cultura que afirma seus valores e sua identidade com novas expressões artísticas e narrativas literárias que vêm das periferias das grandes cidades:  do hip-hop às publicações poéticas, do funk aos saraus. Compreender as realidades de favelas, bairros e de comunidades excluídas e marginalizadas economicamente, demanda conhecer de perto as expressões que não estão na grande mídia e nem adentraram o show business.

Já Xico Sá participou dos programas de TV “Amor e Sexo” e “Saia Justa”. É autor de dezenas de livros, sendo sua obra mais recente “Crônicas para Ler em Qualquer Lugar”. Em sua conferência, argumentará como o fenômeno da internet criou um novo mundo, com o uso crescente de redes sociais e de plataformas de compartilhamento de dados, conteúdos audiovisuais e informações, controlados por grandes empresas e seus algoritmos. Diante dessa nova realidade, as mídias tradicionais como jornal, cinema, rádio, TV e a publicidade como conhecíamos vivem um momento de transição. Há um novo mundo na cibercultura, com modelos de negócios e de interação social ainda a serem compreendidos.

SERVIÇO:

Diálogo 3 – Convidado: SÉRGIO VAZ

Tema: A literatura que vem da periferia

Mediadora: RENATA CAETANO

Data: 25/10/2021 – 2ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00

Diálogo 4 – Convidado: XICO SÁ

Tema: Mundo digital e sociedade em rede – As mídias tradicionais e os novos espaços de informação e comunicação

Mediadora: NINA SOLDERA

Data: 26/10/2021 – 3ª feira – TEATRO GOIÂNIA – 19h00

Ingressos: GRATUITOS (Distribuídos com 60 minutos de antecedência, na bilheteria do Teatro Goiânia)