Museu de Imagem e Som recebe exposição sobre a Art Déco de Goiânia

Mostra expõe croquis do artista goiano Gutto Lemes
Museu de Imagem e Som
Goiânia Palace é um dos prédios símbolos da Art Déco na capital (Foto: Unsplash/ Lorena Bôsso)

A partir desta quarta-feira (25), até o dia 31 de outubro, o Museu de Imagem e Som (MIS), recebe a exposição “Patrimônio Adormecido Art Déco”, que revista acervos do movimento artístico que ilustra as paisagens de Goiânia. Serão expostos croquis do artista visual e produtor cultural Gutto Lemes.

Os desenhos foram realizados com lápis de cor e caneta hidrográfica dos 21 bens tombados do acervo goianiense. O documentário de 2003 também será exibido em tempo integral durante a exposição. “A mostra surgiu há 20 anos, no tombamento do acervo. Alguns desenhos estão inacabados por entenderem que o acervo não está devidamente restaurado e divulgado como deveria. Muito ainda pode ser feito para alavancar o patrimônio art déco”, diz o artista.

O Art Déco foi um movimento artístico que se manifestou na França em 1925 e que influenciou as artes visuais, a arquitetura, o design, a moda e o cinema. Nos 100 anos do movimento em 2025, Gutto Lemes espera que Goiânia seja reconhecida como a capital nacional do Art Déco e que ocupe a posição de protagonista no Brasil e no cenário mundial da arquitetura moderna.

Serviço: Exposição sobre a Art Déco de Goiânia 

Visitação: 25 de setembro a 31 de outubro
Local: Museu da Imagem e Som – MIS, Praça Cívica, 2 – Setor Central – Goiânia

Deixe um comentário