Coletivo Renka inaugura exposição Individualidades Simultâneas na Vila Cultural Cora Coralina

Mostra apresenta linguagens artísticas que compõem a trajetória do grupo, como pintura, desenho, intervenções gráficas, objetos e esculturas
Renka inaugura exposição
Andre Morbeck (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (5), o Coletivo Renka, formado pelos artistas goianos Andre Morbeck, Danilo Itty, Doijla, Ebert Calaça, Mateus Dutra e Renato Reno, inaugura a exposição “Individualidades Simultâneas”, às 18h, na Vila Cultural Cora Coralina. Com entrada gratuita, o público pode conferir a mostra até o dia 12 de novembro.

A mostra reúne a produção artística mais recente do coletivo, que conta com o escultor Divino Diesel como convidado especial desta edição. Individualidades Simultâneas apresenta diversas linguagens artísticas que compõem a trajetória do grupo, como pintura, desenho, intervenções gráficas, objetos e esculturas. As obras que serão apresentadas na mostra revelam a complexidade e heterogeneidade da produção dos artistas. O resultado dos mais de cinco anos trabalhando juntos no ateliê localizado na sede do coletivo, no Setor Pedro Ludovico, está presente na seleção de mais de 100 obras que integra a exposição, que conta também com painéis produzidos exclusivamente para a ocasião.

Coletivo Renka

Criado em 2017, o grupo começou quando Mateus Dutra convidou os amigos para realizar uma intervenção artística coletiva no Complexo Pub, estúdio de música e casa de shows que era localizado no Centro da capital. 

O Renka já coloriu diversos pontos de Goiânia e também realiza edições esporádicas do Ateliê Aberto, quando recebe o público na sede do coletivo para conhecer o espaço e as obras. O projeto foi idealizado para transformar o espaço onde os artistas habitam e para que o público, de uma forma ou de outra, acompanhe e participe do processo de criação das obras.

O professor de História da Arte e Estética da Universidade Federal de Goiás, Paulo Duarte-Feitoza, convidado que assinou o texto do catálogo da exposição, escreve que “Individualidades simultâneas representa uma oportunidade para discutir as possibilidades e o diálogo das artes de rua com o fazer de ateliê, desde suas materialidades, técnicas, discursos e reinvenções. Esta exposição marca um novo posicionamento dos artistas, revelando novos rumos e pesquisas que se inserem, cada um em sua individualidade, na diversidade da linguagem da arte contemporânea”.

Os artistas são todos egressos da Faculdade de Artes Visuais, unidade considerada um celeiro das artes visuais de Goiás. Os jovens trazem currículos e trajetórias expressivas dentro das artes e uma grande popularidade, fruto da relação deles com a arte urbana, que busca, além da divulgação, democratizar o acesso à arte contemporânea produzida em Goiás.

Renka inaugura exposição
Obra do artista Itty (Foto: Divulgação)

Serviço: Coletivo Renka inaugura exposição Individualidades Simultâneas

Abertura: 05/10/2023 (quinta-feira)
Horário: A partir das 18h
Visitação até: 12/11/2023, das 9h às 17h
Local: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 23 com Rua 03, Centro, Goiânia-GO

Deixe um comentário