Desempenho impressionante: o novo McLaren GTS

O motor V8 biturbo de 4,0 litros agora produz 635 CV, um aumento de 15 CV em relação ao GT
McLaren GTS
Fotos: Mc Laren

A McLaren revela hoje o novo GTS, que se junta à linha McLaren como substituto do GT. O superleve GTS foi projetado para encantar os motoristas que exigem a excelência dinâmica e a emoção de dirigir de um McLaren e o conforto de condução, o refinamento e o espaço de bagagem adequados para viagens rotineiras e longas.

“O novo McLaren GTS oferece uma combinação incomparável de dinâmica de direção e desempenho da McLaren, com refinamento e praticidade. Quando você deseja uma verdadeira experiência de direção de supercarro, o GTS oferece isso; quando você quer relaxar em uma viagem mais longa ou com bagagem para um fim de semana fora, o GTS é o companheiro ideal. Este é um carro fiel ao DNA de corrida da McLaren, mas com múltiplas camadas de habilidade”.  Michael Leiters, CEO, McLaren Automotive

Mantendo as principais atrações da McLaren de design bonito e funcional, relação potência/peso líder de classe – possibilitada pela construção leve em fibra de carbono centrada em um chassi monocoque exclusivo – e dinâmica de direção incomparável, o novo GTS também é visualmente ainda mais poderoso e oferece maior escolha de especificações externas e internas.

As linhas exteriores elegantes do GT continuam a ser a base do pacote aerodinâmico e do perfil do carro, mas novas melhorias visuais significam que o GTS é ainda mais assertivo. Na frente do GTS, o estilo característico do ‘hammerhead’ foi atualizado com uma nova seção inferior do para-choque dianteiro. Esta área do carro apresenta entradas de ar recém-esculpidas que são mais pronunciadas, com entradas mais largas para canalizar mais ar para o sistema de radiador do carro.

As aletas de ar dianteiras podem ser opcionais em fibra de carbono visual brilhante, refletindo o DNA de corrida da McLaren e dando ao GTS uma aparência mais agressiva. Nos pára-lamas traseiros, novas entradas de ar mais altas – também disponíveis em fibra de carbono visual brilhante – estão instaladas nos ombros do carro. Tal como a dianteira redesenhada, as melhorias nos guarda-lamas traseiros são funcionais, permitindo maior fluxo de ar para o motor V8 biturbo de 4,0 litros.

O visual musculoso e a superfície do GTS incluem um grande difusor traseiro e escapamentos duplos – este último também parte de um pacote que oferece uma trilha sonora crua de supercarro sob demamnda com o sistema de escapamento esportivo opcional.

Como padrão, o GTS vem com acabamento em preto brilhante no escapamento, nas capas dos retrovisores e nos contornos das janelas, para uma aparência furtiva por padrão. Os novos emblemas GTS, incluindo novos emblemas laterais, podem ser pintados com acabamento preto selecionando a opção Stealth Badge Pack. As opções visuais de fibra de carbono incluem um pacote de carbono na parte inferior da carroceria, que abrange o divisor dianteiro, saias laterais, parte inferior do para-choque traseiro e difusor. Detalhes exteriores como as entradas de ar dianteiras, as entradas de ar do para-lama traseiro e as capas dos espelhos também podem ter acabamento em fibra de carbono.

O GTS é sustentado pelo chassi monocoque MonoCell II-T de fibra de carbono, que possui uma construção forte e ultraleve e a rigidez exigida por um supercarro McLaren com motor central. O tejadilho composto de série é feito de fibra de carbono reciclada, uma das muitas soluções de redução de peso incluídas na construção do GTS que contribui para um desempenho e dinâmica ideais do veículo. Estas escolhas são fundamentais para permitir que o GTS proporcione uma emocionante experiência de condução de um supercarro leve, sem deterioração da qualidade de condução ou ruído, aspereza e vibração desnecessários.

Com apenas 1.520 kg (DIN), o GTS é o carro mais leve da sua classe e tem a melhor relação potência-peso do segmento, de 418 cv por tonelada. A potência do motor V8 M840TE de 4,0 litros biturbo foi elevada para 635 CV às 7.500 rpm, sendo os 15 CV adicionais provenientes do maior binário da cambota, possibilitado por fases de combustão mais agressivas e tempo de ignição revisto. Uma função de controle de lançamento é padrão; quando ativado, o GTS atinge 0-100 km/h (0-62 mph) em apenas 3,2 segundos e 0-200 km/h (0-124 mph) em apenas 8,9 segundos. A velocidade máxima do GTS é de 326 km/h (203 mph).

O GTS possui uma transmissão SSG de sete velocidades que proporciona mudanças suaves, contínuas e rápidas no modo Comfort desde a inicialização, garantindo uma aceleração relaxante, porém rápida. Além disso, o condutor pode melhorar a sua experiência de supercarro com dois modos de condução adicionais – Sport e Track – através do Painel Active Dynamics. O Sport apresenta maior drama e urgência, com tecnologia de corte de faísca momentânea que proporciona mudanças de marcha mais rápidas e agressivas. O modo Track leva isso a um nível ainda mais alto, maximizando o desempenho da caixa de câmbio com perda mínima de torque entre as mudanças. O controle manual das mudanças de marcha é possível usando os paddle shifters montados no volante em qualquer um dos modos de direção.

A afinação do sistema de direção eletro-hidráulica, a suspensão de série com amortecimento adaptativo com controle de amortecimento proativo e o poderoso sistema de freios de cerâmica de carbono são exclusivos do GTS. Estes elementos otimizam a posição central do motor V8 e a construção leve do carro para uma autêntica experiência de condução de supercarro, com equilíbrio e agilidade priorizados, mas não à custa do conforto e da qualidade de condução, quando isso é benéfico.

A direção do GTS oferece um nível de feedback e sensação incomparável aos rivais. Ultrapreciso e preciso, o sistema aumenta automaticamente o seu nível de assistência a baixas velocidades, para facilidade de utilização durante manobras a baixa velocidade, como estacionamento paralelo ou em baía.

O McLaren GTS está equipado com discos de freio de 390 mm na frente e 380 mm na traseira, todos carbono-cerâmicos. Com pinças leves de alumínio de seis pistões (quatro pistões na traseira), o sistema de freios proporciona sensação e desempenho imensos, capazes de parar o carro a partir de 100 km/h em apenas 32 metros.

Os amortecedores hidráulicos de válvula dupla continuamente variáveis ​​do fornecedor oficial de suspensão inteligente da McLaren Automotive, Monroe, são uma parte fundamental da suspensão leve de alumínio com duplo braço triangular. Apresentando a tecnologia de amortecimento adaptativo da McLaren, Proactive Damper Control, as características da suspensão alternam entre os três modos Active Dynamics – Comfort, Sport e Track. Isto vai desde a máxima conformidade em Comfort, ideal para uma condução mais descontraída, até um controlo de amortecimento muito mais robusto no modo Track, para uma condução dinâmica.

O GTS também está dentro da sua zona de conforto em ambientes urbanos. A visibilidade dianteira é excelente, enquanto a grande porta traseira em vidro, os pilares C envidraçados e os grandes vidros laterais traseiros garantem uma visão traseira de primeira classe. A distância ao solo da parte inferior da carroceria de 110 mm pode ser aumentada para 130 mm usando a função de elevação do veículo. Aprimorado em relação ao sistema do GT, o elevador do veículo GTS agora pode levantar ou abaixar o nariz em apenas quatro segundos – mais de duas vezes mais rápido que antes.

Uma estrutura superior traseira em fibra de carbono dentro do design do chassi monocoque permite a criação de um amplo e versátil espaço de bagagem atrás da célula de passageiros. Com 420 litros de capacidade, o acesso à área de carga é feito através de uma porta traseira de vidro com dobradiças frontais, operada eletricamente e que incorpora uma função de fechamento suave. O espaço para bagagem é complementado por um espaço de armazenamento de 150 litros no nariz do carro. O espaço total de carga de 570 litros faz do McLaren GTS o novo supercarro mais prático à venda atualmente.

Alinhado com a praticidade inerente ao GTS está um interior projetado para combinar o nível de desempenho do carro com um espaço refinado e luxuoso. É um habitáculo confortável para viagens de longa distância, ao mesmo tempo que proporciona uma plataforma a partir da qual o condutor pode tirar o máximo partido das excelentes orcapacidades dinâmicas do automóvel.

A cabine refinada e de alta qualidade utiliza uma mistura de materiais selecionados para proporcionar um ambiente de desempenho e luxo. Interruptores e controles de alumínio polido e serrilhado são colocados ao redor do interior, inclusive para as patilhas de câmbio montadas no volante, ao lado de bordas pretas brilhantes para a tela de infoentretenimento, seletor de marcha no console central, caixas de ventilação e interruptores de janela. Pacotes opcionais de fibra de carbono visual incluem um fecho de volante com acabamento em carbono acetinado e paddles de mudança estendidos e contornos internos, juntamente com acabamentos de soleira com a marca McLaren.

McLaren GTSDe série, os bancos Comfort do GTS são estofados em couro Nappa ao lado do volante com acabamento em couro. Os novos esquemas interiores Performance e TechLux apresentam um design renovado. O acabamento Performance é esportivo, elegante e técnico, com bancos estofados em couro Softgrain Aniline e Alcantara© em Jet Black ou Barolo, com debrum contrastante. O desempenho também inclui assentos aquecidos e confortáveis ​​com ajuste elétrico e memória. O novo esquema interior TechLux resume a elegância clássica, embora com um toque moderno da McLaren. Uma escolha de interiores em couro anilina Softgrain apresenta destaques de cores sofisticados com um padrão exclusivo e recém-introduzido de canos duplos nos assentos.

O display de instrumentos digital de 10,25 polegadas, com gráficos nítidos e nítidos, fornece uma visão clara de informações vitais ao motorista, como velocidade, seleção de marcha e rotações do motor, e integra-se ao sistema de navegação padrão para fornecer instruções passo a passo. O GTS também possui um sistema central de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 7 polegadas, orientação retrato. Nítido e responsivo graças ao seu poderoso processador de 10 núcleos, é fácil de usar, com menu e método de entrada estilo smartphone. Navegação por satélite com mapeamento de navegação HERE® e informações de trânsito em tempo real, conectividade telefónica Bluetooth e streaming de multimédia, além de recepção de rádio digital DAB são padrão. Um Bowers & O sistema de áudio premium Wilkins composto por 12 alto-falantes, juntamente com woofers sub-graves de fibra de carbono e unidades de médio alcance Kevlar estão disponíveis opcionalmente.

É oferecida iluminação interior por meio de iluminação ambiente de seis cores oculta até ser acesa, enquanto a luz natural proporcionada por um teto panorâmico de vidro está disponível com um painel de vidro eletrocrômico, que substitui o teto preto brilhante composto de fibra de carbono padrão. O painel permite ao motorista selecionar um dos cinco níveis de transmissão de luz com o toque de um botão. Na sua configuração mais escura, o teto eletrocrômico fornece um nível de transmissão de luz de 0,6%.

Juntamente com uma paleta ampliada e renovada de pinturas exteriores, incluindo novas opções como Mantis Green, Tanzanite Blue e Ice White, há uma nova cor exclusiva do GTS desde o lançamento: Lava Grey. Este acabamento metálico incorpora uma mancha vermelha brilhante que capta a luz para criar um efeito distinto que a diferencia de outros tons de cinza.

Outras adições incluem uma nova jante de liga leve forjada Turbine de 10 raios, disponível em Silver, Gloss Black, Gloss Black com efeito Diamond Cut e Orum. A roda padrão do GTS é uma roda de liga leve forjada com 10 raios duplos, também oferecida em Prata, Preto Brilhante ou Preto Brilhante Diamond Cut, juntamente com uma opção exclusiva de Tungstênio. Ambos os designs de roda podem ser combinados com novos parafusos de travamento de titânio opcionais, que são 35% mais leves que os parafusos padrão, reduzindo a massa não suspensa. A Pirelli, parceira técnica da McLaren, fornece pneus P ZERO™ desenvolvidos especialmente para o GTS, oferecendo alto desempenho e níveis de aderência, além de refinamento em igual medida.

O McLaren GTS vem com garantia padrão de veículo de três anos com quilometragem ilimitada, bem como garantia de pintura de três anos e garantia antiperfuração de dez anos. O GTS é elegível para a Garantia Estendida McLaren, que pode ser adquirida em períodos de 12 ou 24 meses, até uma garantia total de 12 anos. Três anos de manutenção do veículo estão incluídos no Plano de Serviços da McLaren.

Uma abordagem completa e funcional para um supercarro leve da McLaren, o novo GTS toma seu lugar em uma linha da McLaren que continuará evoluindo em 2024.

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