Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

7 maneiras práticas, rápidas e com ótimo custo-benefício para repaginar o visual da casa

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Com a quarentena e os meses de maior recolhimento vivenciados no ano passado, nosso olhar se voltou, com ainda mais atenção, para a nossa casa e, consequentemente, para as melhorias que poderíamos fazer para deixá-la ainda mais receptiva e acolhedora. Paralelamente, a pandemia também trouxe um quadro de instabilidade e desafios financeiros. Entretanto, mesmo com poucos recursos, e de forma extremamente rápida e fácil, podemos mudar a “cara” de ambientes inteiros.

Separei, aqui, 7 soluções que costumo utilizar sempre que é necessário conciliar as demandas de um projeto com um orçamento limitado, ou quando os clientes desejam pouca ou nenhuma intervenção estrutural.

1. Ecocristal

O Ecocristal é uma mistura pastosa feita à base de cristais de rocha natural, aplicada nas superfícies com uma espátula, e que apresenta imensas vantagens sobre outros tipos de revestimento: é indicada tanto para áreas internas quanto externas, portanto, pode tranquilamente ser aplicada em áreas molhadas, como banheiros e cozinhas ; não desbota, pois seus pigmentos são naturais, já que é feita com rocha natural triturada; eferece grande opção de cores; e adere nas mais diferentes superfícies, como revestimentos cerâmicos e até em vidro! Além disso, ainda disfarça imperfeições e desníveis. Sem dúvida, uma das melhores opções para transformar ambientes com elegância e rapidez. Em Goiânia, o Ecocristal pode ser encontrado na loja Exclusive Cristais (@exclusivecristaisgyn).

2. Cabeceiras moduladas

O quarto, sendo o lugar onde repousamos e “recarregamos nossas baterias”, deve ser não apenas agradável aos olhos, mas, também, aconchegante. As cabeceiras estofadas trazem ao quarto sofisticação estética e conforto; porém, cabeceiras estofadas feitas sob encomenda, ou mesmo algumas já prontas, disponíveis no mercado, costumam ter um preço mais elevado. Uma alternativa interessante é utilizar placas moduladas auto-adesivas, que vêm em diversas cores, tamanhos, formatos, e com diferentes materiais (couro sintético, suede, revestimento antialérgico), e que têm um custo muito menor. A loja @cabeceira_modulada, por exemplo, oferece várias opções (inclusive em formato hexagonal), que permitem inúmeras composições. Veja algumas possibilidades:

3. Painéis ripados em gesso

Painéis ripados têm estado em alta e são amplamente utilizados. Normalmente, são de marcenaria, feitos em MDF, mas uma opção bem mais barata vem atraindo aqueles que não abrem mão do efeito ripado, e desejam gastar menos: os paineis em gesso. Há, inclusive, moldes de gesso à venda e tutoriais na internet para quem quer “por a mão na massa”. Mas, se você não é adepto do faça você mesmo, saiba que há fornecedores que já entregam o painel instalado. Há tintas que simulam o aspecto amadeirado com muita fidelidade, e por uma fração do valor!

4. Placas 3D em PVC

Outra forma de mudar completamente um espaço sem quebra-quebra são as placas 3D em PVC. Há, no mercado, placas que imitam madeira e pedra, com um efeito extremamente realista. As maiores vantagens são a praticidade e a rapidez da aplicação. Em questão de minutos, você terá um ambiente renovado!

5. Revestimentos autocolantes, em resina

Existem, já há algum tempo, pastilhas em resina, autocolantes, que imitam perfeitamente as pastilhas de vidro. Além disso, são duráveis, impermeáveis e muito fáceis de aplicar – sem falar no preço, que costuma ser muito bom, também!

A grande novidade é um dos “queridinhos” do momento: o revestimento resinado autocolante que imita os azulejos brancos em formato de tijolinho, do metrô de Nova Iorque, conhecidos como “metrô white” ou “subway white”. É possível encontrar, em sites da internet, kits com variado número de placas. Em um desses sites, um kit de excelente qualidade (*é quase impossível perceber que não se trata realmente de um azulejo), com 52 placas de 35 x 25 cm (8,5 x 4,5 cm cada tijolinho) é vendido na faixa dos 1.600 reais. Se comparado ao valor do revestimento cerâmico – e considerando que você pode mudar completamente a aparência de sua cozinha, banheiro ou varanda sozinho, sem quebra-quebra, sem sujeira, em pouquíssimo tempo –, essa pode ser uma ótima alternativa.

6. Pastilhas de aço inox autoadesivas

Outro recurso que vale a pena considerar, principalmente pela praticidade, são as pastilhas de aço inox autocolantes. Elas não são muito baratas, mas o visual que elas proporcionam é incrível e, com poucas placas, é possível dar aquele “tchan” a um revestimento cerâmico simples, liso. Uma placa pode ser desmembrada em faixas e, com isso, conseguimos compor detalhes com maior apelo visual. As pastilhas em inox podem vir também nas cores dourada e rosé gold, e você pode até mesclar as cores para uma composição personalizada.

7. Envelopamento de portas, móveis e eletrodomésticos

Muita gente utiliza adesivos decorativos nas paredes, mas poucos se lembram que, com uma mão de obra especializada, conseguimos envelopar (adesivar) não apenas refrigeradores, freezers, lava-louças, máquinas de lavar roupas, mas também móveis e portas. A diferença pode ser da água pro vinho!

Com os recursos adequados e um pouco de imaginação, a falta de tempo, de dinheiro ou de disposição para obras não são mais desculpa. É sempre possível transformar a sua casa em um lugar que lhe agrada, que lhe abraça, que lhe faz sentir bem… e lembre-se: sentir-se bem na própria casa é ter qualidade de vida!

Alessandra Gomes – designer de interiores
(@alessandragomesdesigner)