Zelo 53 – Acesse

Feito Pipa é escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2027

Longa de Allan Deberton foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema e concorrerá a uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional
Feito Pipa Oscar 2027
Yuri Gomes e Teca Pereira em cena de “Feito Pipa” (Foto: Divulgação/Paris Filmes/ Jamille Queiroz)
Feito Pipa Oscar 2027
Yuri Gomes e Teca Pereira em cena de “Feito Pipa” (Foto: Divulgação/Paris Filmes/ Jamille Queiroz)

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta quarta-feira (16) “Feito Pipa”, de Allan Deberton, como o representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2027. O longa foi escolhido pela Comissão de Seleção para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional. A cerimônia da 99ª edição da premiação está marcada para 14 de março de 2027.

“Feito Pipa” acompanha Gugu (Yuri Gomes), um menino de 12 anos apaixonado por futebol que vive no sertão do Ceará com a avó Dilma (Teca Pereira), professora aposentada responsável por sua criação. A rotina dos dois muda diante da possibilidade de o garoto passar a morar com o pai, Batista (Lázaro Ramos), com quem mantém uma relação marcada pela distância. Ao mesmo tempo, a seca faz baixar as águas de uma barragem e revela ruínas de uma antiga cidade submersa, trazendo à tona acontecimentos ligados à história da família.

Rodado em Quixadá, no sertão do Ceará, o filme teve sua estreia mundial em fevereiro, na 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Na mostra Generation Kplus, recebeu o Urso de Cristal de Melhor Filme, concedido pelo Júri Jovem, e o Grande Prêmio do Júri Internacional.

A produção seguiu pelo circuito internacional e chegou ao Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia, onde Yuri Gomes recebeu o prêmio de Melhor Interpretação na mostra Cine de los Barrios. No Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, no México, conquistou o Prêmio Maguey de Melhor Filme e além de Melhor Interpretação, dividido entre Teca Pereira e Yuri Gomes.

Em agosto, “Feito Pipa” integrou a mostra competitiva do 54º Festival de Cinema de Gramado e recebeu quatro Kikitos: Melhor Direção para Allan Deberton, Melhor Atriz para Teca Pereira, Melhor Ator Coadjuvante para Lázaro Ramos e Melhor Filme pelo Júri Popular. Yuri Gomes também recebeu uma Menção Honrosa.

Feito Pipa Oscar 2027
(Foto: Divulgação/Paris Filmes/ Jamille Queiroz)

A escolha

O longa foi escolhido entre seis títulos pré-selecionados pela Academia Brasileira de Cinema. Também disputavam a vaga “100 Dias”, de Carlos Saldanha; “A Fabulosa Máquina do Tempo”, de Eliza Capai; “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo; “Nosso Segredo”, de Grace Passô; e “Vicentina Pede Desculpas”, de Gabriel Martins. Ao todo, 15 produções haviam sido inscritas e habilitadas no processo brasileiro.

A escolha como representante do país não significa que “Feito Pipa” esteja indicado ao Oscar. Na etapa conduzida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os filmes elegíveis passam por uma votação preliminar que define uma lista de 15 títulos. Uma nova rodada de votação determina os cinco indicados a Melhor Filme Internacional.

Produzido pela Deberton Filmes e pela Biônica Filmes, “Feito Pipa” tem distribuição no Brasil pela Paris Filmes. Além de Yuri Gomes, Teca Pereira e Lázaro Ramos, o elenco inclui Carlos Francisco e Georgina Castro. O lançamento comercial nos cinemas brasileiros está marcado para 5 de novembro.

Feito Pipa Oscar 2027
Lázaro Ramos e Yuri Gomes interpretam pai e filho em “Feito Pipa” (Foto: Divulgação/Paris Filmes/ Jamille Queiroz)

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.