O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçúcar, André Rocha, participou, na terça-feira (23/06), em Brasília, de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) 114/2026. A proposta é acompanhada pelo setor bioenergético em razão dos possíveis impactos na tributação dos combustíveis e na competitividade da cadeia produtiva.
O encontro foi solicitado pela deputada federal Marussa Boldrin (Republicanos), relatora da matéria, e contou ainda com a presença do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (Republicanos), e do presidente da Frente Parlamentar de Valorização do Setor Sucroenergético, deputado federal Zé Vitor (PL).
Além de André Rocha, participaram da reunião o presidente da Bioenergia Brasil, Mário Campos; o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi; o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Roberto Holanda Filho; o presidente da Associação Nordestina dos Produtores de Cana (ANCP), Pedro Robério Nogueira; e o presidente do Conselho Deliberativo da NovaBio, Amaury Pekelman.
Durante o encontro, os representantes do setor apresentaram considerações sobre o PLP 114/2026 ao presidente da Câmara e defenderam ações voltadas à preservação da competitividade da bioenergia brasileira, segmento que possui participação relevante na produção de combustíveis renováveis e na matriz energética nacional.
Segundo os participantes, Hugo Motta recebeu as reivindicações do setor e comprometeu-se a encaminhá-las ao governo federal, com previsão de retorno até a próxima sexta-feira.















