Potente e envolvente: Porsche lança o primeiro Macan GTS totalmente elétrico com 571 cv

Fotos: Porsche
Fotos: Porsche
Fotos: Porsche

A Porsche está ampliando sua linha de SUVs totalmente elétricos com o Macan GTS [**reformulado para evitar repetição de “modelo”], uma versão de caráter esportivo voltada ao prazer de dirigir. Com até 420 kW de potência em overboost, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e suspensão pneumática esportiva com altura reduzida, o GTS estabelece novos padrões de agilidade e dinâmica de condução. Fiel à tradição GTS, a quinta variante do Macan Electric se destaca pelo design marcante e pelos detalhes escurecidos.

GTS – três letras que conquistaram prestígio entre os entusiastas da marca desde o 904 Carrera GTS de 1963. Agora, pela primeira vez, um Macan totalmente elétrico traz essa sigla consagrada. A nova versão oferece desempenho impressionante, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, 200 km/h em 13,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

Assim como o Macan Turbo, o Macan GTS utiliza o motor elétrico traseiro mais potente da linha. A unidade possui 230 mm de diâmetro, 210 mm de comprimento ativo e um inversor de pulso de carboneto de silício (SiC) de 900 amperes, que proporciona alta eficiência. Em conjunto com o motor elétrico dianteiro, o sistema entrega 380 kW (516 cv), chegando a 420 kW (571 cv) com o Launch Control e torque máximo de 955 Nm. A transmissão, com relação de 9,0:1, foi especialmente projetada para suportar o elevado torque dos modelos de alta performance.

Em estações de recarga rápida compatíveis, a bateria de 100 kWh pode ser carregada de 10% a 80% em apenas 21 minutos, com potência de 270 kW. Os dados de autonomia conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem serão divulgados futuramente.

O Pacote Sport Chrono, item de série, foi aprimorado com o modo Track, já conhecido do Taycan. Esse modo otimiza o resfriamento da bateria, reduz a perda de potência por aquecimento e mantém o desempenho consistente em alta carga.

Suspensão e dirigibilidade

O Macan GTS entrega sua potência com o verdadeiro caráter esportivo da Porsche, combinando distribuição de peso voltada ao eixo traseiro, baixo centro de gravidade e gestão inteligente de potência.

Além do sistema de tração integral Porsche Traction Management (ePTM) de resposta rápida, o modelo traz de série o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). O bloqueio eletrônico do diferencial traseiro aprimora a tração e a agilidade, posicionado logo atrás do motor traseiro para favorecer a distribuição de peso de 48:52, priorizando o eixo traseiro.

A suspensão pneumática esportiva recebeu calibração específica GTS, com controle de nível e o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM). A altura reduzida em 10 mm, aliada ao ajuste dos amortecedores e barras estabilizadoras, proporciona precisão nas curvas e estabilidade superior. A direção ativa no eixo traseiro, opcional, amplia ainda mais a agilidade em altas velocidades.

O Porsche Electric Sport Sound (PESS) oferece dois perfis sonoros GTS, com timbres distintos nos modos Sport e Sport Plus, reforçando o caráter emocional da condução.

Design externo

A aparência do Macan GTS é marcada por detalhes em preto na dianteira, laterais e traseira, elementos característicos dos modelos GTS. Destacam-se os faróis Matrix LED escurecidos e as molduras externas acima das entradas de ar (airblades).

A partir de 2026, a Porsche oferecerá um novo pacote Sport Design para toda a linha Macan, e o GTS será o primeiro a incorporá-lo de série, com para-choques redesenhados e acabamentos exclusivos. As inserções, molduras dos arcos de roda, lâminas laterais e a borda do aerofólio ativo recebem acabamento preto brilhante, reforçando o visual esportivo.

As saias laterais ampliadas e o difusor traseiro em preto acentuam o aspecto robusto. As lanternas escurecidas seguem o mesmo padrão dos faróis. O modelo traz rodas de liga leve Macan Design de 21 polegadas em Cinza Antracite de série e, como opcional, rodas RS Spyder Design de 22 polegadas.

Três novas cores chegam à paleta: Crayon, Carmine Red – tradicional nos modelos GTS – e Lugano Blue, inédita no Macan. Além das 15 tonalidades padrão, o programa Paint to Sample da Porsche Exclusive Manufaktur oferece cerca de 60 opções adicionais.

Interior

No interior, o Macan GTS adota revestimentos ampliados em Race-Tex e acabamento em couro preto liso. O material aparece no volante esportivo GT aquecido, descansos de braço e painel de instrumentos. Os bancos esportivos adaptativos com 18 ajustes elétricos também utilizam Race-Tex, enquanto as laterais e apoios de cabeça são em couro liso.

Pela primeira vez, o pacote opcional GTS Interior Package permite harmonizar cores externas e internas, nas opções Carmine Red, Slate Grey Neo ou Lugano Blue. As costuras contrastantes, cintos de segurança e o logotipo “GTS” bordado seguem a mesma tonalidade. O pacote inclui ainda o Carbon Interior Package, com apliques em fibra de carbono no painel, volante e portas.

O tema GTS se estende ao cockpit digital, que reproduz a cor externa da carroceria na visualização 3D do veículo exibida na tela central. O painel de instrumentos traz a inscrição “GTS”, e as funções do Pacote Sport Chrono — como cronometragem de voltas, telemetria e análise de setores — podem ser acessadas diretamente pelo sistema central.

Lançamento e preço

O novo Macan GTS já está disponível para pré-venda no Brasil, com entregas previstas para o primeiro semestre de 2026. O preço sugerido é de R$ 800.000.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.