Mercosul inaugura Rota Turística de Futebol com estádios e museus de seis países

Projeto lançado pelo Brasil nesta quarta-feira (22), fortalecerá a marca “Visit South America”
Mercosul Rota Turística de Futebol
Beira-Rio (Foto: Willian Justen de Vasconcellos /Unsplash)
Mercosul Rota Turística de Futebol
Beira-Rio (Foto: Willian Justen de Vasconcellos /Unsplash)

O Brasil, na condição de presidente pro tempore do Mercosul, lançou nesta quarta-feira (22) a Rota Turística de Futebol do Mercosul, iniciativa que conecta estádios e museus de seis países sul-americanos com o objetivo de promover o turismo ligado ao futebol.

Na primeira fase do projeto participam locais do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. Do Brasil constam arenas e museus como o Maracanã (RJ), o Allianz Parque (SP), o Beira‑Rio (RS), o Museu Pelé (SP) e outros projetos espalhados por seis estados. Da Argentina participam, entre outros, o La Bombonera e o Más Monumental; do Uruguai, o Estádio Centenário de Montevidéu; do Paraguai, o Museu Conmebol; do Chile, o Parque Estádio Nacional; da Bolívia, três estádios: Estádio Hernando Siles, Estádio Félix Capriles e Estádio Ramón Tahuichi Aguilera.

Segundo o Ministério do Turismo, a rota foi concebida com critérios que contemplam valor histórico, visitas guiadas, museus ou centros de memória, acessibilidade e infraestrutura adequada, visando transformar o patrimônio esportivo em produto turístico integrado e sustentável.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que “estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável”. Ele também ressaltou que a rota fortalecerá a marca “Visit South America” e ajudará a atrair mais visitantes estrangeiros, gerando desenvolvimento e estreitando laços culturais. Já o ministro do Esporte, André Fufuca, considerou a rota “uma forma de valorizar essa identidade que compartilhamos com os nossos irmãos sul-americanos e mostrar ao mundo a força que o futebol tem na nossa cultura”.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, apontou que as cidades brasileiras incluídas na rota já receberam neste ano mais de 3 milhões de turistas estrangeiros provenientes dos países participantes (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia).

Adicionalmente, quatro dos estádios brasileiros integrantes da rota, a Arena BRB Mané Garrincha, o Beira-Rio, o Maracanã e a Neo Química Arena, serão também palcos da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027, evento que ocorrerá no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho de 2027, sendo a primeira vez que o torneio será sediado na América Latina.

A iniciativa também se insere em um contexto mais amplo de cooperação turística regional no Mercosul, que prevê além dessa rota futebolística, o fortalecimento de outras rotas como a de atrativos naturais e roteiros históricos, reforçando a integração entre cultura, turismo e meio ambiente entre os países parceiros.

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.