A Brasal Incorporações recebeu o Selo Ouro de Sustentabilidade, da Prefeitura de Goiânia, pela implementação de boas práticas ambientais na obra do Reserva dos Ipês, no Setor Bueno. O Selo possui quatro categorias, sendo Ouro a mais alta delas, e foi criado para reconhecer empresas que implementam sistemas de gestão ambiental e fomentam boas práticas socioambientais. A certificação foi entregue pelo prefeito Rogério Cruz.
Essa foi a primeira vez que a Brasal recebeu esse reconhecimento. “É um prazer enorme. É gratificante, é uma consolidação do que a gente faz no dia a dia. A gente trabalha bastante para reduzir os impactos causados. É uma constatação de que estamos no caminho certo”, destacou o engenheiro responsável pela obra, Gustavo Dias.
O resultado é fruto da implementação de sistema de captação de água pluvial, para reaproveitamento dentro do canteiro da obra; ação de coleta seletiva de resíduos, com a destinação correta de todo lixo gerado; plano de educação ambiental, com o apoio de uma engenheira ambiental que realiza o acompanhamento e a auditoria mensal da obra, promovendo ainda palestras educativas com orientação aos colaboradores e apoio financeiro a um abrigo de animais.
Além disso, a empresa também adotou a Praça do Ipê, que foi revitalizada numa parceria da Brasal com a Comurg, que executou a obra. O local recebeu novo piso, paisagismo, espelho d’água, irrigação, iluminação, parquinho infantil e academia a céu aberto. Somados, todos esses critérios alcançaram mais de 40 pontos, possibilitando a certificação máxima.
Segundo Gustavo Dias, a sustentabilidade é uma prioridade para a Brasal, mas também tem sido muito buscada pelos clientes. “Há uma busca por empresas certificadas na hora de fechar negócio ou consumir um produto ou serviço. Essa é uma tendência do mercado como um todo, não só da construção civil. Todos os nossos empreendimentos focam muito nesse tema e também buscamos incentivar nossos colaboradores a adotarem práticas mais sustentáveis. Recentemente, fomos até o Lago das Rosas e fizemos uma limpeza do parque”, explicou.
A ação no Lago das Rosas também aconteceu em parques de Uberlândia e Brasília, onde a Brasal tem filiais. Com a iniciativa, mais de 1,5 tonelada de lixo foi recolhida nas três cidades.