Nova Ferrari 12Cilindri

• A Ferrari 12Cilindri, a nova berlinetta de dois lugares de Maranello com um motor V12 naturalmente aspirado montado no meio, foi apresentada hoje
Nova Ferrari 12Cilindri nas versões cupê e spider Fotos: Ferrari

Há um ponto em comum que tem encantado os fãs mais apaixonados do Cavalo Empinado em todas as versões apresentadas desde 1947: é o V12 naturalmente aspirado montado centralmente, o primeiro motor Ferrari a passar pelas portas da fábrica de Maranello em 1947.

A Ferrari 12Cilindri foi apresentada hoje ao público e à imprensa no extraordinário cenário de Miami Beach e em comemoração ao 70º aniversário da presença da marca de Maranello nos Estados Unidos da América . Esta Ferrari representa a evolução natural da filosofia automobilística inabalável da marca, que sempre esteve comprometida com a renovação sem se desviar do DNA da marca e de seus elementos mais essenciais.

A Ferrari 12Cilindrise inspira-se na Ferrari Gran Turismo das décadas de 1950 e 1960 e incorpora totalmente o que toda Ferrari de dois lugares com motor V12 dianteiro deve oferecer, ou seja, uma excelente combinação de elegância, versatilidade e desempenho. Ele também representa a mais recente evolução dessa linhagem, transmitindo uma herança única e elevando-a a novos níveis de desempenho, conforto e design. Suas formas expressam esportividade, classe e sobriedade. Suas linhas simples e harmoniosas incorporam inovações, como a aerodinâmica ativa integrada que garante um desempenho inigualável, o capô com abertura invertida que realça o compartimento do motor e as ponteiras de escape duplas típicas das Ferraris de doze cilindros.

O motor Ferrari 12Cilindri, que faz parte da saga de motores da qual nasceu a lenda de Maranello, fornece 830 hp nesta versão e se beneficia de uma faixa de rotação aumentada até 9.500 rpm. Sua impressionante curva de potência significa que 80% do torque do motor está disponível a 2.500 rpm, oferecendo resposta imediata do acelerador e uma sensação de aceleração crescente e entrega infinita.

O interior da Ferrari 12Cilindri garante altos níveis de conforto mesmo em viagens longas, tanto para o motorista quanto para o passageiro. A sensação de espaço e luz é enfatizada pelo teto de vidro, pelos materiais e detalhes nobres e pela tela central que conecta a tela do motorista e uma terceira tela instalada na área do passageiro.

A Ferrari 12Cilindri é voltada tanto para os amantes da emoção pura quanto para aqueles que buscam novos patamares de desempenho, conforto e design. São fãs de longa data da Ferrari, fiéis à emoção única que somente o motor Ferrari V12 pode transmitir, e novos clientes que sonham em combinar emoções únicas ao dirigir, conforto e design italiano. O carro é voltado para os chamados coinoisseurs ou especialistas com uma visão muito clara do que a Ferrari representa desde 1947, tornando-o realmente um carro para poucos.

Motor

O motor F140HD montado na Ferrari 12Cilindri é a nova versão do icônico V12 naturalmente aspirado de Maranello, a mais pura expressão da alma da Ferrari . Seu desempenho incomparável, frequências sonoras e exclusividade fazem dele um herdeiro digno das lendárias berlinettas que escreveram a história da empresa. O motor é capaz de fornecer 830 hp, enquanto as rotações máximas foram elevadas para 9.500 rpm graças à busca determinada por soluções inovadoras .

Estilo Exterior

Flavio Manzoni e sua equipe no Centro Stile Ferrari buscaram uma mudança radical nos códigos estilísticos do anterior motor V12 dianteiro da Ferrari com a Ferrari 12Cilindri. O carro adota uma linguagem mais sofisticada, mantendo um rigor formal para alcançar uma unidade estilística.

Suas geometrias são governadas por linhas mestras essenciais, destacando volumes interconectados. Os flancos são limpos e desenvolvidos a partir de uma seção em diedro, percorrendo todo o comprimento do carro. As asas são tratadas com precisão geométrica, resultando de interseções de volumes, com uma abordagem funcional que não é nostálgica.

O capô dianteiro é liso, emergindo os volumes dos para-lamas, sem cortes nos músculos para uma superfície limpa, com duas saídas de ar para resfriamento do motor. A parte dianteira perde traços característicos, como os faróis em forma de olho e a grade, integrando funções de iluminação no design.

A traseira é uma travessa pura, com faróis dentro de uma folha que percorre todo o volume. Dois apêndices ativos substituem um spoiler tradicional, integrados à janela traseira, produzindo um tema delta distinto. O compartimento de passageiros é tratado de forma inovadora, com a linha da moldura da superfície da cor da carroceria, ecoando o tema da janela traseira.

Interior da Ferrari 12 Cilindri

O painel de popa é monolítico, complementado por um nível inferior com aletas elevadas do difusor. Os escapamentos têm um novo formato, emoldurados por uma carcaça metálica que reduz a percepção do volume. A carroceria parece flutuar sobre o nível inferior, integrando sensores e saídas de escapamento.

Interior

O design interior da Ferrari 12Cilindri é dividido em três níveis: o primeiro, com o painel de instrumentos e o acabamento da porta, o segundo na área central e o terceiro nos espaços para os pés e os assentos. Cada nível é claramente definido, criando um efeito de cockpit duplo com combinações de cores e materiais que conferem um visual elegante ou esportivo.

O interior é inspirado em uma arquitetura de cockpit duplo, proporcionando altos níveis de conforto e envolvimento na experiência de dirigir para o motorista e o passageiro. O painel de instrumentos é horizontal, com uma separação entre os volumes de selim e as funções técnicas. Os painéis são desenvolvidos a partir das geometrias do painel de instrumentos, com um recorte largo na parte da sela, destacado pelo contraste de materiais.

Bancos esportivos

A qualidade de vida a bordo foi fundamental no desenvolvimento do conforto interior, com a introdução de um novo teto de vidro fumê generoso, que melhora a luminosidade e a sensação de espaço na cabine. A Ferrari 12Cilindri apresenta uma nova lógica de interface homem-máquina (HMI) com três telas: uma central de 10,25″, uma do motorista de 15,6″ e uma de 8,8″ para o passageiro.

O carro adota um volante capacitivo com botões de perfil baixo para facilitar a ativação dos controles, e vem com sistema de conectividade móvel baseado em Apple CarPlay® e Android Auto®. O sistema de som opcional desenvolvido em colaboração com a Burmester® oferece uma experiência de áudio imersiva, com 15 alto-falantes e 1600 W de potência total.

Dinâmica  de veículos e chassi

A Ferrari 12Cilindri eleva os sistemas dinâmicos das berlinettas com motor dianteiro ao estado da arte. Com a introdução do sistema brake-by-wire, o carro incorpora as mais recentes inovações da linha, como o Evo ABS do 296 GTB e o sensor 6D para máxima precisão nos sistemas PCV e SSC 8.0, resultando em redução nas distâncias de frenagem e maior repetibilidade na ação de frenagem. Além disso, o Aspirated Torque Shaping, uma lógica patenteada pela Ferrari, otimiza a linearidade do lendário V12 naturalmente aspirado, agora controlado eletronicamente.

O preço na Itália partirá de 395 mil euros, equivalente a cerca de R$ 2,16 milhões. Já a versão Spider terá início em 435 mil euros (R$ 2,38 milhões). As primeiras entregas do cupê estão previstas até o final deste ano, enquanto os interessados na Spider terão que aguardar até 2025.

Deixe um comentário