Projeto vai capacitar pequenos hotéis nas 12 cidades-sede

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), o Instituto Brasileiro de Hospedagem (IBH) e o Sebrae estão trabalhando para qualificar hotéis com até 50 leitos e prepará-los para a Copa do Mundo de 2014. O projeto “Pequenos & Notáveis: programa de qualificação dos pequenos meios de hospedagem” já foi apresentado em seis cidades: Brasília, Recife, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza e São Paulo. A próxima será Manaus, nesta quinta-quinta (3).

O projeto está inserido no Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, que tem o objetivo de preparar cerca de 1,3 mil estabelecimentos até 2012, com investimento de R$ 3,3 milhões.

Ao todo os técnicos irão visitar as 12 capitais que sediarão a Copa do Mundo 2014, mais os 20 destinos que ultrapassam as fronteiras dessas capitais. Entre as ações desenvolvidas no projeto estão a realização de cursos presenciais e a distância, oficinas sobre competitividade e sustentabilidade, além de aprimoramento das ferramentas de autogestão.

Em São Paulo, os pequenos hotéis representam 70% da hotelaria do estado. “Queremos melhorar a gestão desses empreendimentos, desenvolvendo ações relacionadas com sustentabilidade, competitividade e qualidade”, diz o técnico responsável pelo programa e integrante da IBH, Rodrigo Lopes. Na região, também serão beneficiados os destinos indutores dos Circuitos Turísticos da Mantiqueira, Costa da Mata Atlântica e Águas Paulistas.

Para o consultor do Sebrae-SP, José Bento Desie, o momento é favorável para que os empresários se capacitem para a Copa. “A iniciativa é importante para focar a melhoria da competitividade. É uma área carente, que precisa constantemente de transferência de conhecimento”, afirmou.

Entre os referenciais conceituais do programa, destacam-se a Central de Negócios do Sebrae, que estimula a cooperação na compra e venda de serviços e produtos, e a proposta de solução dos contratados temporários e de serviços intermitentes, relativos ao empreendedor individual.

O projeto está atualmente na fase de pesquisas e mobilização dos gestores. Os próximos passos do programa são o desenvolvimento de material didático, promoção de 32 oficinas e qualificação e monitoramento a distância.

Para saber mais, acesso o blog do projeto http://abihbrasil.blogspot.com

Serviço

Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851/ 3243-7852/ 8118-9821/ 9977-9529 Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 www.agenciasebrae.com.br

Deixe um comentário