Os segredos do Deserto do Atacama na Reserva Nacional Los Flamencos

Chinchilas, condores, raposas, andorinhas, gaviões, avestruzes e flamingos são apenas algumas das espécies que podem ser encontradas da Reserva Nacional Los Flamincos, localizada no município de San Pedro de Atacama. O clima do Deserto do Atacama torna o local privilegiado no que se refere à preservação da diversidade de animais e plantas.

Em 1990, o Ministério da Agricultura decretou o local Reserva Nacional e dividiu seu território em sete zonas: Salar de Tara y Aguas Calientes, Salar de Pujsa, Lagunas Miscanti y Miñiques, Soncor, Aguas de Quelana, Valle de la Luna e Tambillo. Cada setor possui suas particularidades e pode alcançar de 2.300 a 5.500 metros de altura.

As áreas húmidas da Reserva são reconhecidas internacionalmente pela Convenção de Ramsar e protegidas pelo Sistema Nacional de Áreas Protegidas, já que abrigam diversas espécies animais. As Lagunas Miscanti y Miñiques, por exemplo, são a principal área onde se reproduz a Tagua Horned (ave local), e é no Salar de Pujsa que três espécies de flamingos (James, Chileno e Andino) se concentram.

Para conhecer a Reserva com a instrução de guias e ainda ter uma experiência genuina no deserto, a melhor opção é o Tierra Atacama Hotel & Spa. Os pacotes all inclusive levam os hóspedes a conhecer diversos setores do local, como as Lagunas Altiplanicas de Miscanti e Miñiques, que se encontram a mais de quatro mil metros acima do nível do mar e abrigam uma grande quantidade de aves em um cenário perfeito; o Salar de Tara, uma espécie de lagoa com altíssima concentração de sal; e o Valle de La Luna, localizado em um local de origem vulcânica com rara beleza e variado número de espécies animais e vegetais, e que pode ser admirado pelo alto da cordilheira do sal.

Além dos passeios, os hóspedes do Tierra Atacama podem desfrutar de muito conforto, luxo e alta gastronomia em um ambiente totalmente integrado ao deserto. SPA com tratamentos baseados em ingredientes locais; móveis rústicos com madeira, pedras e cores nos tons do deserto; peças de artesões locais; e quartos e áreas comuns que permitem a apreciação da paisagem a qualquer momento.

A permanência mínima dos pacotes all inclusive é de duas noites, e custam a partir de US$ 970 por pessoa em acomodação dupla. O valor dá direito a todas as refeições, bebidas não alcoólicas, vinhos da casa, passeios, traslados e uso da piscina e jacuzzi do SPA.

Mais informações podem ser obtidas no site www.tierraatacama.com.

Deixe um comentário