Monte Verde comemora o sucesso da temporada de inverno de 2010

As férias ainda não terminaram, mas julho de 2010 já entrou para a história de Monte Verde como um dos meses de maior ocupação da rede hoteleira, com média de 85% durante a semana e praticamente 100% nos fins de semana. “Mas isso não significa congestionamento, comércio lotado e fila em restaurante”, alerta Gustavo Arrais, secretário de Turismo de Camanducaia e diretor da AHPMV – Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde. Segundo ele, em Monte Verde, o turista sabe de fato aproveitar tudo o que a região oferece, equilibrando seu tempo entre a natureza, esportes de aventura, compras e passeios a pé pela charmosa vila.

O clima também tem ajudado. Os dias têm sido ensolarados, mas durante a noite e a madrugada a temperatura cai bastante e faz a alegria dos turistas que, em sua maioria, buscam justamente o frio das montanhas.

Mas nem é preciso a noite chegar para Monte Verde ganhar ares de inverno. Nos fins de tarde, o burburinho do Festival de Inverno faz sua parte, começando pela “sapecada”, atração cultural que combina a degustação do pinhão ‘sapecado’ na brasa com rodas de moda de viola, e que antecede outras atrações. No último final de semana (24 e 25 de julho), por exemplo, além da apresentação de um grupo local de violeiros, foi a vez do maestro Fulvio Vassiliades encantar os turistas com um repertório ao piano instalado no Pátio Galeria Vila Europa, na principal avenida de Monte Verde.

Na gastronomia, Monte Verde também agrada a todos os paladares, com opções que vão desde a culinária mineira até a sofisticada fondue, além de pratos à base de truta, típicos da região. Quem quiser conhecer Monte Verde no inverno deve fazer reserva antes de seguir viagem. Uma boa opção é consultar o site da AHPMV – Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde. Mais informações também em www.monteverde.org.br.

Sobre Monte Verde – Distrito da cidade mineira de Camanducaia, Monte Verde caracteriza-se pela combinação de um clima frio e romântico com preservação ecológica e esportes de aventura. Bastante procurada principalmente no inverno, quando as temperaturas ficam em torno de 5°C, Monte Verde conta com excelente infra-estrutura hoteleira – cerca de 150 hotéis e pousadas –, restaurantes que servem desde a mais tradicional cozinha mineira até pratos da culinária contemporânea e típicos do inverno, como foundue, um centro comercial movimentado, atividades como caminhadas, rappel, arborismo, rafting, motocross, cavalgadas e uma pista de patinação ecológica. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.500 m de altitude, está a 167 km da capital paulista, 420 km do Rio de Janeiro e a 456 km de Belo Horizonte. Veja mais sobre Monte Verde em www.monteverde.org.br.

Sobre a AHPMV – Criada há cinco anos, a Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde reúne estabelecimentos com serviços de excelência garantida e que são avalizados pelo selo de qualidade “Plátano de Ouro”. Com sede ao lado do portal de entrada de Monte Verde, possui equipe de profissionais capacitados para atender aos turistas com informações sobre hospedagens e dicas de lazer. A AHPMV publica também a revista Divirta-se em Monte Verde, guia turístico gratuito que pode ser retirado na sede da associação, nos estabelecimentos associados ou no site www.monteverde.org.br.

Deixe um comentário