Gestão descentralizada do turismo é debatida em Brasília

A 5ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 26 a 30 de maio, em São Paulo, terá uma novidade. O estande “Espaço da Gestão Descentralizada” vai reunir colegiados estaduais de turismo para discutir o tema e debater ações conjuntas entre as instâncias federal, regionais, estaduais e municipais. Será um local também para atendimento ao público, com distribuição de folders e materiais informativos.

Este foi um dos temas abordados no 3º Encontro Nacional de Secretários-Executivos dos Fóruns e Conselhos Estaduais de Turismo, realizado nesta segunda-feira (12), em Brasília (DF). Representantes de cada estado debateram como impulsionar a troca de experiências e o desenvolvimento da comunicação entre os colegiados. A quarta reunião foi marcada para acontecer durante o Salão do Turismo.

Segundo o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), José Falcão, essa articulação entre fóruns e conselhos tem sido fundamental para garantir a qualidade da gestão do turismo. “Os encontros e o acompanhamento das atividades nos estados e municípios têm possibilitado a reestruturação de nossas estratégias. Estamos implementando ações mais integradas, e isso tem fortalecido os resultados obtidos pelo turismo em cada estado”, afirmou ele.

No encontro, também foram discutidos assuntos como a nova classificação dos meios de hospedagem, as ações de qualificação profissional do MTur e o novo sistema de informações dos fóruns e conselhos estaduais.

Deixe um comentário