Desvende a Tirolesa – O Vôo do Gavião

João Luiz Prestes Rabelo

A inauguração está marcada para o dia 27 de janeiro, mas a aventura está garantida para o ano todo. Estréia para o delírio dos amantes de atividades ao ar livre a Tirolesa – O vôo do Gavião a mais nova atividade de Turismo de Aventura da Chapada dos Veadeiros, responsável pela proeza a Travessia Ecoturismo e Agência de receptivo local de Alto Paraíso de Goiás. O desafio consiste em dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas com 1265m de altitude e o morro do Mirante da Fazenda São Bento com 1210m de altitude totalizando um desnível de 55m. A Tirolesa recebeu o nome de “Vôo do Gavião” pela quantidade de Gaviões Carcarás existente na área. Tem 850m de comprimento – está entre as maiores do Brasil.

Acreditando no potencial da atividade, a Travessia Ecoturismo responsável pela novidade firmou uma parceria com a Alaya empresa especializada em turismo de aventura sediada em Brotas, estado de São Paulo, referência brasileira em construção de circuitos de arvorismo e estruturas de tirolesa. Firmou também a parceria com a Fazenda São Bento, local onde a atividade está construída.

Originada na região de Tirol – Áustria, inicialmente utilizada para Travessia de animais sob rios, a Tirolesa consiste em um cabo aéreo ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo. A Tirolesa sem dúvida é a atividade mais gostosa e emocionante nos esportes de aventura, permite a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens por ângulos diferentes, é uma atividade passiva, que não exige técnica nem condicionamento físico específico do praticante, mas proporciona muita adrenalina, permitindo a prática de maneira segura, inclusive para leigos, que simplesmente senta na cadeirinha e desliza pelo cabo de aço.

A Tirolesa “Vôo do Gavião” foi idealizada tomando como referencia experiências observadas na Nova Zelândia e outras de grande porte construídas recentemente no Brasil. A atividade é monitorada por guias experientes da Travessia Ecoturismo, com a utilização de técnicas, procedimentos e equipamentos internacionalmente reconhecidos, a operação segue as recomendações das normas brasileiras de turismo de aventura – ABNT vigentes. Os equipamentos de proteção individual necessários para a prática da tirolesa são: cinto cadeirinha para escalada, mosquetão, cabo auto-seguro de fitas, polias especiais para cabo de aço, e capacete.

O praticante experimenta a sensação semelhante a um Vôo de Parapente – porém com muito mais segurança. Tem o privilégio de contemplar uma incrível vista de 360º incluindo as principais Serras e morros da Chapada dos Veadeiros: Morro da Baleia, Serra das Cobras – limite do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Morro da Conceição, Serra Almécegas, Serra da Boa Vista e uma vista panorâmica da Cidade de Alto Paraíso. Quem experimenta o Vôo do Gavião entenderá grande parte da geografia da Chapada.

Inauguração:

A Tirolesa Vôo do Gavião será oficialmente inaugurada em evento para moradores da região, turistas e imprensa dia 27 de janeiro as 10h da manhã, na Fazenda São Bento na cidade de Alto Paraíso de Goiás, onde haverá descidas oferecidas a membros da comunidade de Alto Paraíso e região.

Serviço:

O investimento para a experiência fica por R$ 50,00 por pessoa, para um grupo mínimo de 4 pessoas, incluindo a instrução prévia e monitoramento por equipe especializada, seguindo as normas de turismo de aventura vigentes – ABNT, uso de equipamentos de segurança específicos, seguro, e entrada na Fazenda São Bento apenas para a atividade.

Deixe um comentário