Confira 9 destinos ao redor do mundo para férias mais sustentáveis em 2024

Opções variam entre vilarejos litorâneos às cidades grandes

Que a sustentabilidade é um dos principais assuntos dos últimos anos, isso não é novidade! Mas você sabia que observar práticas sustentáveis durante viagens inspira a maioria dos viajantes? Neste caso, selecionamos 9 destinos ao redor do mundo para férias mais sustentáveis. De vilarejos litorâneos a cidades que podem ser aproveitadas de bicicleta, há sempre um destino para ajudar cada tipo de visitante a produzir um impacto positivo nas próximas férias. Confira. 

Monterey, Estados Unidos

Férias mais sustentáveis
(Foto: Unsplash/ Venti Views)

A cidade costeira de Monterey é conhecida pelas paisagens californianas: enseadas repletas de grandes penhascos e praias de areia branca. Monterey costuma ser um destino bastante procurado por quem viaja pela Pacific Coast Highway e atrai visitantes devido à sua história como uma das cidades mais antigas da Califórnia. A região é reconhecida pelo ecoturismo, já que uma das principais atrações é um passeio pela natureza de Point Lobos que apresenta as paisagens naturais típicas californianas.

Utrecht, Países Baixos

Férias mais sustentáveis
(Foto: Unsplash/ Jonne Mäkikyrö)

Utrecht é a quarta maior cidade dos Países Baixos, e se destaca por ser um lugar onde os viajantes podem fazer passeios de barco pelos canais da região. Graças à facilidade com que os visitantes podem alugar bicicletas em toda a cidade, Utrecht é uma região perfeita para quem procura uma alternativa de transporte com mais consciência ambiental. Um fato curioso é que a cidade tem um dos maiores estacionamentos para bicicletas do mundo, situado ao lado da estação ferroviária central. Existem ainda outras iniciativas da cidade para construir mais rotas exclusivas para as bikes. 

Baie Sainte Anne, Seychelles

Férias mais sustentáveis
(Foto: Unsplash/Paweł Wielądek)

Situada na região dos arquipélagos de Seychelles, especificamente na ilha de Praslin, Baie Sainte Anne é uma floresta tropical com direito a praias com areias brancas e águas cristalinas. Os visitantes podem fazer um passeio pelo St Anne Marine National Park, a primeira área marinha protegida do sudoeste do Oceano Índico, e depois dar um mergulho com snorkel nos jardins de corais protegidos, onde muitas espécies de peixes podem ser observadas. A região conta também com uma trilha ecológica em Le Ravin de Fond Ferdinand, sendo uma ótima excursão para desvendar o ambiente da reserva natural de Praslin.

Cork, Irlanda

Férias mais sustentáveis
(Foto: Unsplash/ Jason Murphy)

Conhecida como a segunda maior cidade da Irlanda, Cork  também é lembrada pelas características geográficas, que vão de costas rústicas aos vales e planícies amplas. Foi reconhecida pela Comissão Europeia como uma das primeiras 100 cidades a liderar a neutralidade climática, com o compromisso em apoiar suas comunidades com planos de ação para a mudança climática, garantindo uma boa qualidade de vida aos residentes. Com jardins, parques e espaços verdes, os viajantes que apreciam a vegetação e paisagens vão adorar um passeio ao Ring of Kerry e Killarney National Park, para encontrar algumas das montanhas mais altas do país, bem como lagos cristalinos. 

Gotemburgo, Suécia

Férias mais sustentáveis
(Foto: Unsplash/ Jonas Jacobsson)

Gotemburgo é um destino que coloca a sustentabilidade em primeiro lugar. O local já foi classificado como o destino mais sustentável do mundo sete vezes consecutivas de acordo com o Índice Global de Sustentabilidade de Destinos. Cerca de 95% da cidade usa energia renovável. Os visitantes podem desfrutar de passeios de bicicleta ao ar livre, conhecendo as paisagens e atrações culturais da região, bem como se deliciar nos restaurantes de culinária marinha que ficam localizados no porto da cidade. 

Hong Kong, Hong Kong

Férias mais sustentáveis
(Foto: Unsplash/ bady abbas)

Hong Kong abriga lindas paisagens, mercados de rua animados e uma população multicultural que resulta em uma variedade de culinárias diversificadas. A cidade tem o compromisso de promover um ambiente ecológico, desde a priorização de edifícios verdes, como as estruturas e processos com consciência ambiental, até o combate às emissões de carbono. A capital conta com três quartos da cidade compostos por parques rurais e reservas naturais, sendo ideal para atividades ao ar livre, oferecendo algumas das melhores oportunidades de caminhadas na Ásia. 

Akumal, México

Férias mais sustentáveis
(Foto: Unsplash/ Ricardo Braham)

Batizada com o nome maia que significa “lugar das tartarugas”, Akumal, no estado de Quintana Roo, é imperdível para os amantes da vida marinha. Parte de uma área protegida na Península de Yucatán, essa cidade costeira abriga águas cristalinas, praias de areia branca e uma abundância de corais e vida marinha. Embora no passado o aumento do turismo e o desenvolvimento desenfreado na cidade tenham tido um impacto negativo nas tartarugas, mais recentemente o destino adotou a conservação e o ecoturismo para encontrar formas de coexistência entre os visitantes e a natureza. 

Trondheim, Noruega

Férias mais sustentáveis
(Foto: Unsplash/Aqeel Afzali)

Com casas de madeira coloridas, os encantos de uma cidade pequena e a agitação urbana, a terceira maior cidade da Noruega, Trondheim, tem de tudo. Rotulada pela União Europeia como “cidade inteligente”, é reconhecida como o principal centro de bicicletas da Noruega, que estão à disposição em pontos distribuídos por toda a cidade. A “cidade velha” Bakklandet ostenta ruas de paralelepípedos repletas de cafés aconchegantes, restaurantes descolados e lojas de grifes locais. 

Vancouver, Canadá

Férias mais sustentáveis
(Foto: Unsplash/ Jeffrey Eisen)

Famosa pela diversidade cultural, Vancouver tem diversos parques, como o Stanley Park, com seu famoso quebra-mar e praias com vistas de montanhas cobertas de neve. Graças ao fácil acesso a montanhas, florestas e cursos de água, os viajantes podem aproveitar atividades como caminhadas, esqui e caiaque. Vancouver leva a sustentabilidade a sério por meio de iniciativas ecológicas como o Greenest City Action Plan e a Renewable City Strategy, que visa utilizar 100% de energia renovável até 2050. 

Fonte: Brooking.com

Deixe um comentário