Casarão ‘respira’ história goiana

O assoalho no piso lembra as antigas casas de fazenda. As pesadas portas de madeira, com tramelas e tábuas para fechar, são cada vez mais raras de ser ver. Cada móvel, objeto ou detalhe tem uma história para contar. Neste cenário, em uma propriedade habitada desde 1781, fica a Pousada Dona Sinhá, no alto do morro, no coração da Cidade de Goiás.

Simples e aconchegante, a pousada é um dos casarões históricos da antiga capital e foi construído em 1863. Atualmente, é administrada pela professora Graça Fleury, herdeira ‘emocional’ da casa de sua bisavó. “O casarão vem sendo restaurado para poder mostrar a sua história e lembrar aos visitantes como era o tempo antes do estresse moderno. Recentemente descobriram, na área da pousada, importantes vestígios de mineração de ouro dos bandeirantes”, conta.

A Pousada Dona Sinhá mantém o estilo da época, que dá o tom na decoração do salão de café, com piano e violão, além de ambientes como biblioteca, revisteca, gibiteca e capela para meditação. Nos apartamentos, frigobar, TV e ventilador de teto contribuem para o conforto, porém sem excessos de modernidade. Prevalecem o silêncio, a contemplação e a atmosfera histórica. Além de relaxar na área externa, onde o espaço de lazer é cercado pelo pomar com árvores centenárias, os hóspedes podem participar de passeios de charrete, jegue, cavalgadas e trilhas.

Passar alguns dias na pousada é também uma boa oportunidade para conhecer de perto a história e as tradições da Cidade de Goiás, tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade. Na terra da poetisa Cora Coralina, os turistas podem desfrutar as belezas naturais das serras, rios e cachoeiras e conhecer os encantos da cidade, revelados nos becos, museus e casarões.

Descendente de bandeirantes que vieram de São Paulo no século XVIII, Maria Gomes da Silva Barros nasceu em 13 de janeiro de 1867. Sinhá era um tratamento dado às distintas senhoras do século XIX e Maria era chamada de Dona Sinhá – origem do nome da Pousada, erguida na propriedade de sua família, uma área de 80 mil m2. Ela foi uma grande dama da época, tocava piano e violão, cantava e declamava. Aos 19 anos tornou-se esposa de Antônio Cupertino Xavier de Barros, de antiga família da Vila Boa de Goiás. O casal deu origem à pousada, atualmente na sua quinta geração de herdeiros.

Serviço:
Pousada Dona Sinhá: (62) 3371-1667
Rua Padre Arnaldo n° 13, Setor Carmo – Cidade de Goiás (GO)
www.pousadadonasinha.com.br
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): 62 3250-2268

Deixe um comentário