Capital pernambucana se consolida como um dos principais pólos gastronômicos do País

Conhecido como um dos grandes centros multiculturais do País, Recife tem se firmado também como um dos principais destinos gastronômicos do cenário nacional. E isso não se deve apenas a rica gastronomia pernambucana, onde é possível degustar iguarias como uma deliciosa carne de sol ou um cozido à moda local, mas sim ao crescente movimento em torno dos restaurantes e de festivais que estão sempre acontecendo pela cidade. Atualmente, cinco eventos movimentam o circuito turístico-gastronômico e trazem amantes da boa cozinha ao Estado.

Em julho, o calendário será marcado pelo ‘Recife Restaurante Week’, maior circuito gastronômico mundial, que acontece entre os dias 21 e 31 de julho. Além de fomentar o turismo gastronômico e a economia local, o Restaurante Week visa democratizar o acesso à alta gastronomia, ao oferecer um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) nos melhores estabelecimentos a preços competitivos. O circuito nasceu há 11 anos em Nova York e, desde então, acontece em mais de 100 cidades ao redor do mundo como Paris, Boston e Washington D.C. No Brasil, o evento estreou em São Paulo e Recife será a primeira capital fora do eixo Sul-Sudeste a sediar o evento

A tendência é que os restaurantes, por sua vez, aumentem bastante o movimento durante a semana. Em São Paulo, o Restaurant Week – que aconteceu entre fevereiro e março de 2008 – chegou a incrementar o fluxo geral de clientes em até 85%. Durante o almoço, o fluxo cresceu em 115%, com mais de 70% de adesão ao menu do Restaurant Week. No jantar, o fluxo teve um aumento de 65% de clientes, com 37% de adesão ao menu. O sucesso consagrado já garantiu uma segunda edição anual do evento na capital paulista, que irá acontecer em setembro de 2008.

Em outubro, Recife sedia a oitava edição do ‘Festival Gastronômico de Pernambuco, que acontecerá entre 12 e 26 de outubro. Durante o período, 25 restaurantes pernambucanos irão homenagear os 200 anos da chegada da família real portuguesa no Brasil. Outros festivais também costumam atrair um grande público à capital pernambucana como o Roda de Boteco e o ‘Comedoria de Mercado’, projetos que valorizam a saborosa gastronomia popular de bares e mercados públicos. O primeiro promove uma saudável competição entre pratos de tradicionais redutos boêmios em que os petiscos dão o tom da disputa como polvo frito, arrumadinho de carne seca e vaca atolada. Nos mercados públicos da Encruzilhada, Madalena e Boa Vista, a gastronomia popular reina, oferecendo ao público pratos como galinha ensopada ou ao molho pardo e bode à passarinha, entre outros acepipes.

Além dos festivais gastronômicos, a cidade é profícua em estabelecimentos dedicados ao paladar. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL-PE), a Região Metropolitana do Recife (RMR) oferece aos visitantes mais de 10 mil casas. No ‘cardápio’ de sugestões, a primeira dica é se deliciar com o melhor da cozinha regional, que pode ser visitada através das criações do chef César Santos, do tradicional restaurante Oficina do Sabor. O Oficina, localizado há 15 anos na cidade histórica de Olinda, destaca-se por suas criações inusitadas, como abóbora recheada com camarão ao creme de maracujá ou um cabrito à caçadora com purê de macaxeira.

Para os fãs de frutos do mar, também em Olinda, o Patuá Delícias do Mar, comandado pelo chef Alcindo Queiroz, apresenta, dentro do seu menu, opções como o saboroso ‘Peixe Delícia de Olinda’ – filé de peixe, polvilhado com açúcar e canela e acompanhado por bananas, queijos e batatas levemente picante – e o ‘Camarão Rói Rói’ – camarões flambados, com calda de limão e acompanhado por arroz de lagosta e maxixe.

Tendo à frente o chef Douglas Wan Der Lay, o restaurante É figura entre as opções para aqueles que preferem um ambiente mais sofisticado. Intimista, o É possui capacidade para 60 clientes; o vermelho forte dá o tom quente ao ambiente e a iluminação indireta o deixa com ares de lounge moderno. No cardápio, com receitas exclusivas capazes de seduzir até os mais rigorosos dos paladares, é possível encontrar delicias como o sushi de fois gras, camarões com pétalas de rosas carameladas, frutos do mar servidos com molho de saquê e chá verde. As criações recebem influência de culinárias de países como Tailândia, Vietnã, França, Itália e Japão e é resultado do que o chef chama de cozinha de garimpo.


Já o restaurante Allure, de André Ramos e Luís Emanuel, é um verdadeiro deleite para os enófilos, pois dispõe da maior carta de vinhos da cidade, com 500 rótulos e se dedica a um menu franco-italiano. Com consultoria do chef André Falcão, o Allure oferece pratos como o steak au poivre, ou mesmo um peixe grelhado com manteiga de amêndoas acompanhado por um risoto de morangos com manga. Outra novidade inusitada são os sorvetes salgados, com versões de tomate, acompanhado de salmão defumado, e o de cebola com brandade de bacalhau.

Para aqueles que não dispensam um bom café, o restaurante Pátio Café & Cozinha, inspirado nos charmosos cafés parisienses, possui um clima romântico e lírico, tornando-se uma irresistível opção para um momento a dois, um chá da tarde entre amigas ou um tranqüilo almoço de negócios. O restaurante, instalado num antigo casarão, possui dois ambientes: um interno – climatizado, decorado com mobiliário em madeira e ferro e ornamentado com castiçais – e um externo – arborizado e charmosamente ambientado com mesas artesanais adornadas com mosaicos e distribuídas em volta do chafariz. O Pátio é uma grande opção para quem deseja degustar de um excelente cardápio, com pratos que recebem influência de vários países como Itália, França, Espanha e até mesmo da gastronomia asiática. No quesito ‘cafés’, o restaurante possui uma grande variedade de blends, ideais para todas as ocasiões. Destaque para o tradicional Capuccino ao Pátio Café, feito à base de leite condensado, sorvete de creme, calda de chocolate, farofa crocante e chantilly.

Ainda no segmento de Cafés, a Delta Cafés, líder de mercado em Portugal, escolheu Pernambuco como porta de entrada no mercado nacional há quatro anos. Aliar experiências únicas a aos melhores produtos e serviços, além de um atendimento personalizado, são a característica da Delta Expresso, rede de lojas que será expandida por todo o País. As lojas do Delta Expresso são ambientes sofisticados e ao mesmo tempo aconchegante, onde os clientes podem desfrutar de um menu diferenciado, cafés dos mais diversos blends mundiais e da melhor música.

Com tantas opções, o destino Recife, além de ser uma ótima pedida por suas belezas e encantos, firma-se cada vez mais como um dos grandes centros gastronômicos do País, com excelentes restaurantes e um agitado calendário de festivais.

Deixe um comentário