Na próxima quarta-feira (24), véspera de Natal, seguida do feriado (25), o funcionamento de bancos, órgãos públicos, serviços essenciais, comércio e shoppings será alterado em Goiânia e na Região Metropolitana. Com horários reduzidos e suspensão de atendimentos, a orientação é que a população se programe para evitar contratempos durante o período. Confira como será o funcionamento dos principais serviços e estabelecimentos durante o feriado de Natal.
Bancos, lotéricas, Correios e Vapt-Vupt:
As agências bancárias abrem em horário reduzido no dia 24, das 9h às 11h. No dia feriado de Natal, todas permanecem fechadas. As casas lotéricas também fecham no dia 25 e, na véspera, funcionam em horário especial, conforme definição de cada unidade. Já os Correios mantêm atendimento normal no dia 24, com variação de horários entre as agências, e fecham no dia 25.
Os órgãos e repartições do Governo de Goiás seguem decreto estadual e não terão expediente nos dias 24, 25 e 26 de dezembro. As unidades do Vapt-Vupt permanecem fechadas nos dias 24 e 25.
Prefeitura de Goiânia e serviços essenciais:
Na área da saúde, algumas unidades mantêm atendimento normal durante o feriado. Funcionam 24h o Centro de Assistência Integrada Médico Sanitária (Ciams) Urias Magalhães, os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Campinas, Bairro Goiá, Vila Nova, Cândida de Morais e Finsocial, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos setores Residencial Itaipu, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Chácara do Governador e Jardim Curitiba (UPA Noroeste).
O Centro de Zoonoses permanece fechado nos dias 24 e 25. A Guarda Municipal de Goiânia funciona normalmente durante o período, por se tratar de serviço essencial. O transporte coletivo opera em escala especial nos dois dias, com frota reduzida e horários semelhantes aos de domingos e feriados. O Zoológico de Goiânia estará fechado durante o feriado de Natal.
Hospitais Estaduais
As unidades da rede estadual funcionam em regime de plantão para casos de urgência e emergência na véspera (24) e no feriado (25). Serviços ambulatoriais, procedimentos eletivos e atividades administrativas ficam suspensos ou operam em horário reduzido, conforme a unidade. No Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), os atendimentos de urgência e emergência funcionam normalmente na quarta-feira (24) e na quinta (25), enquanto ambulatórios, exames eletivos e setores administrativos permanecem suspensos.
No Hospital Estadual de Urgências Governador Otavio Lage de Siqueira (Hugol), o ambulatório atende normalmente no dia 24, e o banco de sangue e o setor administrativo funcionam até 12h, com fechamento no feriado de Natal.O Hospital Estadual de Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HemnsL) mantém atendimento normal de urgência e emergência no feriado (25), com funcionamento administrativo até 12h no dia 24. No Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), não funcionam ambulatório, banco de leite (atendimento externo) e o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) no dia 25, enquanto os demais setores seguem em operação.
No Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), os atendimentos ambulatoriais estão suspensos nos dias 24 e 25, mas o pronto-socorro e a assistência aos pacientes internados funcionam normalmente. Já o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) mantém atendimento de urgência e emergência no feriado de Natal (25), com expediente administrativo até 12h na véspera.
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) mantém funcionamento normal dos serviços de emergência e internação no feriado (25), com ambulatório e farmácia ambulatorial em horário reduzido no dia 24. O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) mantêm a internação em funcionamento, com suspensão dos atendimentos ambulatoriais no feriado.
Em Aparecida de Goiânia, o Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (Cresm) mantém os atendimentos de urgência e emergência em regime de plantão durante todo o período do Natal. No Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), não há atendimento ambulatorial nos dias 24 e 25, permanecendo normal a assistência aos pacientes internados, regulados e a realização de cirurgias de urgência e transplantes.
Shoppings de Goiânia
Os shoppings da capital adotam horários especiais durante o período de festas. O Flamboyant Shopping funciona das 10h às 18h na véspera de Natal (24). No dia 25, as lojas permanecem fechadas e a alimentação opera das 11h às 18h. No Shopping Estação Goiânia, as lojas e quiosques funcionam das 8h às 13h na véspera de Natal, enquanto a praça de alimentação abre até 18h. No dia 25 as lojas permanecem fechadas, com abertura facultativa da alimentação. O Mega Moda Shopping abre das 8h às 16h na véspera de Natal e fecha no dia 25
No Araguaia Shopping, as lojas atendem das 10h às 18h no dia 24. No Natal, as lojas fecham, mas a praça de alimentação e os restaurantes funcionam das 11h às 18h. No Goiânia Shopping, a véspera de Natal tem funcionamento reduzido, das 10h às 18h. No feriado de 25 as lojas e quiosques permanecem fechados, enquanto alimentação, lazer e restaurantes operam em horários especiais. No Shopping Cerrado, as lojas abrem das 10h às 18h no dia 24 e permanecem fechadas no Natal.
Na Região da 44, principal polo de moda da capital, as lojas abrem no dia 24 das 7h às 17h. No feriado de Natal (25), o comércio permanece fechado.














