Fora do Eixo – Precipitações

De 11 a 14 de dezembro, acontecerá em Brasília o “Fora do Eixo- Precipitações”, com a participação de mais de 40 artistas visuais e pesquisadores de vários estados brasileiros.

O evento vai reunir em Brasília expoentes da produção e reflexão artística contemporânea do País, com uma programação condensada e diversificada, dando continuidade às atividades desenvolvidas pelo projeto em sua primeira edição, ocorrida em maio deste ano, com patrocínio da Petrobrás/ Funarte/ MinC.

Na edição “precipitações”, a proposta é amadurecer, por meio de debates, discussões sobre aspectos da relação entre arte e cidade, articulação de circuitos independentes de criação, sistemas institucionais e mercado de arte, questões sobre as fronteiras da autoria, além da emergência de curadorias alternativas e políticas culturais coerentes com a prática artística, além da realização de intervenções urbanas, performances, experimentações sonoras, mostra de vídeo, lançamentos e festejos celebrativos.

A iniciativa é uma realização independente de artistas da cidade reunidos em torno do Núcleo Fora do Eixo, que agora conta com a co-realização do Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília e integra a programação da Rede Nacional Funarte Artes Visuais, um dos principais projetos de integração nacional na área.

Projeto

O mote principal do Fora do Eixo é proporcionar o intercâmbio e a circulação em artes visuais, favorecendo a inclusão de Brasília numa rede de ações que já vem sendo desenvolvidas desde 2000, em outros estados brasileiros. A iniciativa fortalece uma rede de artistas articuladores que vêm promovendo uma re-integração entre criadores, cidade e sociedade, na criação artística contemporânea atual.

A proposta é expandir o pensamento e a ação artística para além do espaço da galeria e provocar um deslocamento estético em que a rua e o espaço público de um modo geral, bem como o pensamento de construção coletiva e horizontal, possam permear nosso dia a dia, seja com performances e obras de intervenção urbana em espaços não-convencionais e pontos estratégicos da cidade, seja através de reflexões sobre como dinamizar o pensamento em arte como ferramenta de ação política e social.

Estão confirmadas as participações de artistas e pesquisadores da Bahia; Pernambuco; São Paulo; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Goiás e Distrito Federal que prometem fazer e pensar a arte nos dias de hoje e seu lugar nos centros urbanos. Dentre eles, Paola Berenestein (BA), Bijari (SP), Entorno (DF), Grupo EmpreZa (GO), Corpos Informáticos (DF), Conrado Silva (DF), Experiência Imersiva Ambiental (EIA-SP), José Eduardo Garcia (DF).

Todas as atividades da programação são gratuitas promovendo, além do entretenimento, a formação do público.

Deixe um comentário