Terremoto de magnitude 7,4 atinge sul do Chile e gera alerta de tsunami

Gabriel Boric terremoto chile
O presidente do Chile, Gabriel Boric, pediu, pelas redes sociais, a evacuação imediata das áreas costeiras da região de Magallanes após o terremoto desta sexta-feira (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Um terremoto de magnitude 7,4 foi registrado no sul do Chile na manhã desta sexta-feira (2), segundo informações do Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. O tremor ocorreu às 8h58 (horário local), com epicentro localizado a 218 quilômetros ao sul de Puerto Williams, na região de Magallanes, a 10 quilômetros de profundidade. O abalo sísmico aconteceu no mar, na Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica, e também foi sentido no sul da Argentina, conforme informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Diante da ameaça de tsunami, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) declarou alerta vermelho e determinou a evacuação imediata da faixa costeira da região de Magallanes e das áreas litorâneas do território antártico chileno. O órgão informou que todos os recursos estão sendo mobilizados para garantir a segurança da população. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram moradores deixando a zona costeira de forma ordenada, enquanto sirenes de emergência alertavam sobre o risco iminente.

O presidente Gabriel Boric reforçou, por meio das redes sociais, o apelo pela evacuação e afirmou que o governo está preparado para responder a eventuais impactos causados pelo terremoto.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile (SHOA) estima que ondas causadas pelo tremor devem atingir bases na Antártica e localidades do extremo sul chileno nas próximas horas. Já a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) prevê ondas entre 1 e 3 metros no litoral do Chile, e de 0,3 a 1 metro no continente antártico.

Tremor na Argentina

O terremoto desta sexta ocorre um dia após outro evento sísmico atingir a América do Sul. Na quinta-feira (1), a Argentina registrou um tremor de magnitude 5,9 na província de La Rioja, a 62 quilômetros a noroeste de Chilecito, região conhecida por sua atividade sísmica. O epicentro foi identificado a 131 quilômetros de profundidade, e o abalo chegou a ser sentido em cidades distantes, como Córdoba, segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico. Não há relatos de danos ou vítimas.

Até o momento, o Chile também não registrou vítimas ou destruição significativa, mas as autoridades seguem monitorando a situação. A recomendação de evacuação e alerta de tsunami permanece em vigor enquanto são avaliados os desdobramentos do tremor e de suas possíveis réplicas.

Você também pode se interessar por

Beleza

Granado abre boutiques temporárias na Itália com pop-ups exclusivas nas lojas Rinascente

Marca brasileira participa da Milano Beauty Week e da Milano Fashion Week com ativações em Milão e Roma

Cultura

Museu Antropológico recebe exposição de Haydèe Sampaio sobre mulheres ribeirinhas 

Mostra “Florescendo no Meio do Mundo” reúne memórias e narrativas do cotidiano feminino às margens dos rios

CASA

Lançamento da Consciente integra solução nas garagens para carros de alta performance

Solenne traz rampas de baixa inclinação, até cinco vagas por unidade e recursos sustentáveis

Gusttavo Lima O Embaixador Classic Goiânia
Cultura

Gusttavo Lima apresenta show “O Embaixador Classic” em Goiânia neste sábado (6)

Espetáculo reúne clássicos da carreira, novas músicas e participação especial de Eduardo Costa

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro das atualizações do Portal Zelo!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba reportagens e outros conteúdos imperdíveis semanalmente diretamente no seu e-mail.

Gostaria de receber notificações da Zelo?

Este site utiliza cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.