A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM-GO) realiza no próximo domingo (5) o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa 2025, com uma manhã de atividades de prevenção, lazer e cultura abertas à população.
A programação inclui um passeio ciclístico, que neste ano se integra à Mamareta, a “micareta da mama”. O evento ainda contará com palestras educativas ministradas por profissionais de saúde, participação de autoridades, orientações de prevenção e atividades de interação com a comunidade.
Conscientização
Durante outubro, a cidade recebe novamente os guarda-chuvas cor-de-rosa na Praça Tamandaré, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para o presidente da SBM-GO, Dr. Alexandre Marchiori, a proposta é aproximar a campanha da população em um espaço público e acessível. “Já tive paciente que descobriu um câncer de mama depois de ver os guarda-chuvas na praça em 2023. Ela me disse que passou a refletir diariamente sobre a necessidade do exame e, ao realizá-lo, pôde iniciar o tratamento a tempo. Isso não tem preço”; relata o médico.
Dados e políticas públicas
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025, mais de 200 diagnósticos por dia. Além da conscientização, a campanha reforça a necessidade de políticas públicas que absorvam a demanda.
Entre as mudanças recentes está a atualização da recomendação do Ministério da Saúde para mamografias no SUS, antes indicadas para mulheres a partir dos 50 anos, agora passam a ser recomendadas para mulheres a partir dos 40, como forma de rastreamento.
Programação
- 6h30: concentração e aquecimento dos ciclistas
- 7h: saída do passeio ciclístico, a Mamareta
- 9h: retorno à praça e palestras educativas
- 10h30: show com Marcelo Barra

Serviço: Lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa 2025 da SBM-GO
Data: 05/10/2025
Horário: 6h30 às 12h
Local: Praça Tamandaré – Av. Assis Chateaubriand, 640 – St. Oeste, Goiânia – GO