Uma das ações para o Outubro Rosa realizadas no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG é o Mutirão de Reconstrução Mamária. Até o final do mês, 15 pacientes, que já estão com as Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) liberadas, passarão pelo centro cirúrgico da unidade de saúde para o procedimento. No HGG, o tratamento para o câncer de mama consiste na realização de mastectomia ou cirurgia conservadora. Em 90% dos casos, a reconstrução mamária é a associada aos procedimentos, mas os casos destas pacientes são de reconstrução tardia, ou seja, feitas após o tratamento cirúrgico da doença.
De acordo com a médica chefe do Serviço de Mastologia do HGG, Érika Silva, a reconstrução é preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres com diagnóstico positivo para câncer de mama. “São pacientes que fizeram o procedimento cirúrgico para a retirada do tumor e, agora, passarão pela cirurgia de reconstrução. Quando ela é realizada, diminui muito as comorbidades e sintomas depressivos das pacientes”, afirma.
O chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HGG, Sérgio Augusto, enfatiza que a iniciativa do HGG atende mulheres que tiveram câncer de mama e que estão aguardando pela cirurgia reconstrutiva. “Este tipo de tratamento é oferecido pelo SUS de forma gratuita em sua totalidade, desde a desde a retirada do câncer até a reconstrução das mamas. O nosso objetivo é alcançar o maior número de mulheres para que elas procurem atendimento”, finaliza o médico.