Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Especialistas alertam para importância de manter os cuidados com a dengue em meio à pandemia

Temporadas chuvosas e calor levam ao aumento do número de casos; conheça os sintomas, tratamentos e como evitar a doença
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
(Foto: Shutterstock)

Em meio à pandemia da Covid-19, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo faz um alerta para a importância de manter os cuidados com a dengue. No Brasil, são registrados casos da doença durante todo o ano, mas o número tende a aumentar em períodos de chuva e calor.

De acordo com o Ministério da Saúde, até março deste ano, já foram registrados mais de 103 mil casos suspeitos da doença e foram registradas mortes pela infecção em diversas cidades brasileiras.

A infectologista da Rede Dra. Beatriz Quental afirma que a sazonalidade da dengue segue de acordo com as variações do clima, e que os primeiros meses do ano podem se tornar mais propícios à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

A médica reforça ainda a necessidade de manter todas as medidas para evitar a dengue. “Atualmente, com as atenções todas voltadas para o Coronavírus, vale reforçar que outras doenças também apresentam risco à saúde da população e que, portanto, os cuidados devem continuar.”

Segundo ela, a melhor maneira de controlar a dengue é por meio da prevenção. Não deixar recipientes expostos que possam acumular água da chuva, tratar a água de piscinas com cloro, adicionar areia aos pratos de vasos de plantas, limpar calhas para evitar acúmulo de água, manter a caixa d’água vedada e armazenar o lixo em sacos plásticos fechados são algumas delas.

Quando há suspeita de infecção, a orientação da infectologista é buscar atendimento médico, um alerta importante principalmente em tempos de pandemia. “Alguns sintomas da dengue podem ser confundidos com os da Covid-19, por isso é fundamental realizar o diagnóstico e tratamento adequados”, explica. Confira abaixo os principais sinais de alerta da dengue:

  • Dor abdominal intensa e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Tonturas
  • Sangramento
  • Sonolência e/ou irritabilidade;
  • Diminuição da diurese;
  • Desconforto respiratório.

“Em casos leves da doença, a recomendação é manter repouso e beber bastante líquido. Caso haja agravamento, é necessário realizar acompanhamento médico, que indicará o tratamento adequado”, finaliza a especialista.