Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Covid-19: Goiânia começa aplicação da 4ª dose da vacina em maiores de 30 anos nesta terça-feira (26/07)

Cidade conta com 72 locais fixos somados às estratégias da van da Vacinação
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
A Prefeitura de Goiânia começa a aplicar o segundo reforço (4ª dose) contra a Covid-19 em pessoas com idade a partir de 30 anos (Foto: SMS)

A Prefeitura de Goiânia começa a aplicar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com idade a partir de 30 anos, nesta terça-feira (26). A estratégia segue recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) e abrange os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen. São 72 locais disponíveis para atendimento, além das vans da Vacinação estacionadas diariamente em locais estratégicos da capital.

Podem se vacinar pessoas desta faixa etária que receberam a 3ª dose há pelo menos quatro meses, além de vacinados com o segundo reforço da Janssen (3ª dose) enquadrados nesta faixa etária.

O prefeito Rogério Cruz destaca que a ampliação do reforço da vacinação é mais um passo na luta contra a Covid-19. “Com muita responsabilidade e a população cada vez mais imunizada, a rotina vai voltando ao normal, por isso, é sempre uma alegria anunciar mais essa etapa da vacinação”, pontua.

“As doses de reforço são essenciais para potencializar o efeito da vacina no organismo, e responsáveis por reduzir o risco de agravamento em caso de Covid-19”, afirma o secretário municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso.

O titular da pasta reforça a comprovação da eficácia dos imunizantes disponíveis, e convoca a população goianiense a completar o esquema vacinal. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital tem 224.439 moradores com idade entre 30 e 39 anos.

No entanto, nem todos estão aptos a receber a quarta dose em função de atrasos do esquema vacinal da população. Durval Pedroso frisa que os números levam “em consideração que 519.618 pessoas em Goiânia ainda estão com o primeiro reforço em atraso”.

Na última quinta-feira (21/07), Goiânia iniciou a vacinação contra a Covid-19 nas crianças de 03 a 04 anos, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No grupo, é aplicada a primeira dose da vacina CoronaVac. Pelo menos 38.665 crianças na capital estão aptas a se vacinar.

Vacinação por idade

A vacinação contra a Covid-19 prossegue para as demais idades. Pessoas a partir de 12 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses podem receber o reforço. Continua, também, a aplicação da segunda dose, considerando o fabricante e intervalo a partir da primeira aplicação.

Vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Janssen podem se vacinar pessoas enquadradas nas seguintes situações:

  • Quem tem de 18 a 29 anos deve tomar duas doses de reforço (total = 3 doses).
  • Quem tem 30 anos ou mais deve tomar três doses de reforço (total = 4 doses).
  • O intervalo entre as doses é de dois meses entre a dose inicial e o primeiro reforço, e quatro meses entre os reforços seguintes.