Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Amanhã: Covid-19 e o Coração em discussão no Congresso da SBC

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Covid-19 e o Coração
Foto: Divulgação

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) desde o início da pandemia vem alertando para os riscos que a Covid-19 traz ao sistema cardiovascular e o potencial dessa infecção ocasionada pelo novo coronavírus, que pode trazer complicações respiratórios graves e até mesmo ser letal em portadores de doenças cardíacas e cardiometabólicas (diabetes e obesidade).

Estudos científicos brasileiros e internacionais indicam que parte dos pacientes que se infectaram com o SARS-CoV-2 podem, mesmo após a cura da doença, ter complicações que podem afetar órgãos como os rins e o coração. Por isso, a SBC trouxe para o 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia convidados que abordarão o que de mais atual há no mundo em se tratando de Covid-19 e a especialidade.

Amanhã  (22) acontecerá as 12h40 a Sessão Conjunta Internacional com a Federação das Sociedades de Cardiologia de Língua Portuguesa (FSCLP) com a presença do presidente da World Heart Federation (WHF), Dr. Fausto Pinto;  do presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia,  Dr. Victor Gil; do Cirurgião Cardiovascular e Torácico no Incor/FMUSP, Dr. Gade Satuala Vasco Miguel, e da presidente do Colégio de Especialidade de Cardiologia de Cabo Verde Dra. Vanda Azevedo.  Na sequencia serão abordados temas como sequelas clínicas pós COVID-19,  a abordagem terapêutica nas formas graves e até mesmo o atendimento em consultório durante e após pandemia, em uma sessão especial com o Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia 2010/11, Jorge Ilha Guimarães; com o Diretor da Unidade de Medicina Interdisciplinar em Cardiologia do InCor, Bruno Caramelli; com a Doutora em ciências medicas pela UERJ, Ana Luiza Ferreira Sales e com o Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe, Antonio Carlos Sobral Sousa.

Haverá ainda outra sessão internacional, que compilará os aprendizados de 2020 a respeito da doença pelo mundo, com a participação do Dr. Fernando Bacal, diretor científico da SBC; do Dr. Luciano Ferreira Drager, diretor da Unidade de Hipertensão do Serviço de Nefrologia do HCFMUSP e do Dr. Renato Delascio Lopes, professor do Duke University Medical Center.

O Congresso Brasileiro de Cardiologia 2020 trás ainda atividades on-demand, com aulas que abordarão recortes como: Vacinas em Covid-19: esperanças e problemas (Palestrante: Jorge Kalil); COVID-19 e gravidez em mulheres cardiopatas (Celi Marques Santos); Cardiopatias associadas ao COVID-19 (Hugo Leonardo De Moraes Faria), entre outros.

A programação completa está disponível no site do Congresso, onde há uma ferramenta de busca por assunto, neste link.

SOBRE O 75º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA

Em 2020, o Congresso Brasileiro de Cardiologia será on-line. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) assume o desafio de realizar a 75° edição do evento em um formato digital e interativo. A decisão se baseou na preocupação com a saúde e o bem-estar de todos. O maior encontro da cardiologia brasileira e latino-americana do ano será realizado de 20 a 22 de novembro e promete um momento de atualização científica e profissional, e de união para todos esses especialistas do Brasil. A programação contará com simpósios internacionais, atividades de atualização nas diversas áreas da cardiologia, participação dos departamentos, espaço com destaque para os principais Temas Livres Orais, conversa com especialistas, highlights, principais diretrizes e os mais importantes estudos apresentados no ano. Serão três dias intensos de discussões e apresentações, com palestrantes nacionais e internacionais com experiência comprovada em seus respectivos tópicos.

As atividades “on demand” também são novidades. Ao longo do evento serão liberados mais de 250 tópicos abrangendo imprescindíveis temáticas da cardiologia e áreas afins.

A 75ª edição do Congresso será o grande ponto de encontro entre os cardiologistas de todas as partes do país, a comunidade cardiológica de língua portuguesa e os médicos com especialidades correlatas, como endocrinologia, nefrologia e medicina de emergência. “Esse é um evento que se comunica com profissionais de todos os setores da saúde; com pesquisadores e com a própria indústria que trabalha incentivando a inovação cardiológica”, diz o presidente da SBC,  Dr. Marcelo Queiroga.

SOBRE A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA

Fundada em 14 de agosto de 1943, na cidade de São Paulo, por um grupo de médicos destacados liderados por Dante Pazzanese, o primeiro presidente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), tem atualmente um quadro de mais de 13.000 sócios e é a maior sociedade de cardiologia latino-americana, e a terceira maior sociedade do mundo.

Data Horário Atividade Sala Categoria
22/11/2020 12:40-13:20 Sessão conjunta internacional SBC/FSCLP
Sistema Cardiovascular e COVID-19 / The Cardiovascular System and COVID-19
Coordenador: OSCAR PEREIRA DUTRA (RS)
Coordenador: FAUSTO PINTO (Portugal)
10 | Injúria Miocárdica e Miocardite no Covid-19 / Myocardial injury and Myocardites in COVID-19
Palestrante: VICTOR GIL (Portugal)
10 | Síndrome Isquêmica Aguda e COVID-19 / Acute Coronary Syndromes in COVID-19
Palestrante: GADE SATUALA VASCO MIGUEL (Angola)
10 | Anormalidades e Trombose no COVID-19 / Coagulation abnormalities and Thrombosis
Palestrante: VANDA AZEVEDO (Cabo Verde)
8 | Discussão / Discussion
Sala 04
22/11/2020 13:20-14:00 Sessão especial
COVID-19 e o Coração II
Coordenador: JORGE ILHA GUIMARÃES (RS)
10 | Sequelas clínicas pós COVID-19
Palestrante: BRUNO CARAMELLI (SP)
10 | Abordagem terapêutica nas formas graves
Palestrante: ANA LUIZA FERREIRA SALES (RJ)
10 | O atendimento em consultório durante e após pandemia
Palestrante: ANTONIO CARLOS SOBRAL SOUSA (SE)
8 | Perguntas/discussão com a plateia
Sala 01 – COVID-19 e o coração
22/11/2020 14:40-15:20 Sessão conjunta internacional SBC/ Duke University
COVID-19 & manifestações cardiovasculares: o que aprendemos em 2020
Coordenador/Co-chair: RENATO DELASCIO LOPES (Estados Unidos)
Coordenador/Co-chair: FERNANDO BACAL (SP)
15 | Contribuição do Brasil para a ciência mundial durante a pandemia
Palestrante: RENATO DELASCIO LOPES (Estados Unidos)
15 | COVID-19 e sistema cardiovascular: o que o cardiologista precisa saber?
Palestrante: LUCIANO FERREIRA DRAGER (SP)
10 | Discussão
Sala 01 – Sessão internacional