Em vídeo, Gracinha Caiado comemora resultados do Goiás Social e projeta 2024

Em 2023, 5,7 milhões de atendimentos sociais foram realizados pela entidade, via Goiás Social, em todos os 246 municípios do estado

Gracinha Caiado

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (5/1), a primeira-dama Gracinha Caiado celebrou o trabalho social realizado no estado nos últimos cinco anos, dando início a mais uma etapa de trabalho do programa Goiás Social em 2024. “Desde o dia primeiro de janeiro de 2019, o governo Ronaldo Caiado assumiu o compromisso de romper o ciclo da pobreza e combater a desigualdade social no estado de Goiás”, inicia Gracinha, na gravação.

O trabalho aguerrido e feito coletivamente no Governo de Goiás na área social é destaque na fala da primeira-dama, que evidencia as parcerias fechadas com toda a sociedade civil, entidades e classe empresarial. No vídeo, ela também cita os dados recentes que colocam o estado como o segundo ente federativo que mais reduziu a pobreza no país, segundo dados do IBGE. “Também somos o quarto estado menos desigual e temos protagonizado o debate nacional quando o assunto é romper o ciclo da pobreza”, complementa.

Durante o vídeo de pouco mais de seis minutos, Gracinha elenca as principais ações do Goiás Social, como o Mães de Goiás, Dignidade, Goiás Por Elas, Crédito Social, Alfabetização e Família, Bolsa Estudo, Programa Universitário do Bem (ProBem), Aluguel Social, Casas a Custo Zero e Restaurante do Bem. “São programas que atendem aqueles que mais precisam em três eixos: emergencial, protetivo e emancipatório”, explica.

Outro tópico abordado pela primeira-dama é o trabalho de capacitação realizado junto às prefeituras e gestores sociais dos 246 municípios. A demanda é executada pela Gerência Social, que funciona dentro da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e já emitiu mais de 37 mil certificados e capacitou 5 mil trabalhadores das áreas em mais de 750 encontros. Com a participação de professores renomados, o grupo de trabalho já produziu 15 cadernos e promoveu centenas de cursos, minicursos e oficinas.

Para a primeira-dama, o trabalho de excelência na área social é mais uma vez comprovado quando a administração é convidada a compartilhar as experiências do Goiás Social fora do estado e do Brasil. “Em missão recente à China, por exemplo, apresentamos a representantes dos Brics e a empresários chineses todo o trabalho social goiano dentro de uma plataforma internacional de desenvolvimento de talentos e centro de integração para recursos globais. Também tive o privilégio de ter sido convidada para falar sobre os avanços sociais de Goiás no parlamento europeu, em Bruxelas, grande símbolo da democracia mundial”, lembrou.

“É assim que o Goiás Social trabalha e vai continuar trabalhando nos próximos anos do governo Ronaldo Caiado. Mostrando que o caminho para a verdadeira superação da pobreza deve ser trilhado com responsabilidade e constituído a muitas mãos, sem deixar ninguém para trás. Vamos juntos?”, finaliza Gracinha.

Deixe um comentário