Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Em Goiás, vacinação contra Covid-19 começa nesta segunda-feira (18), garante Caiado

Primeiras doses da vacina foram recebidas pelo governador em solenidade realizada em São Paulo. Neste momento, o estado receberá 87.172 doses
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino (Divulgação)

Ao lado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, o governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta segunda-feira (18), as primeiras doses da vacina contra Covid-19. Durante solenidade realizada em São Paulo, ele garantiu que a imunização no Estado começa ainda hoje, a partir das 17 horas. “Prioridade para os idosos e toda equipe que está à frente na luta contra a doença”, afirmou.

Caiado ainda informou que a vacinação começa por Anápolis, em retribuição ao gesto da população e da prefeitura, que recepcionaram os brasileiros que estavam em Wuhan, ano passado, no início da pandemia. “Ninguém os aceitava”, pontuou. “Anápolis tem que ser também homenageada para mostrar uma retribuição ao que o povo fez”, disse, ao acrescentar Goiânia na lista dos municípios que começam a campanha de imunização.

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas das Universidade de Oxford e AstraZeneca e a da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. Segundo o governo federal, serão 6 milhões de doses iniciais, quantidade que beneficiará 3 milhões de brasileiros.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 prevê, para os goianos, 7% do total de doses adquiridas nacionalmente pelo Ministério da Saúde (MS), mantendo a proporcionalidade em relação às outras unidades federativas. Nesta primeira etapa, o Estado vai receber 87.172 doses do imunizante. De acordo com o governo federal, elas devem ser divididas da seguinte forma: pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (8.828); pessoas com deficiência institucionalizadas (475); população indígena vivendo em terras indígenas (320); e trabalhadores de saúde (77.549).

Ainda hoje, mais de 1 milhão de kits de seringas e agulhas serão entregues aos 246 municípios goianos. O material adquirido pelo Estado começou a ser encaminhado na sexta-feira (15). Segundo o titular da SES, Ismael Alexandrino, outras distribuições ocorrerão no decorrer da campanha de vacinação.

O Governo de Goiás realizou a compra de mais 2,5 milhões de seringas e agulhas, que, somadas ao estoque de mais 1,3 milhão de kits, é suficiente para vacinar cerca da metade da população goiana.