Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Durante visita à Caoa, Caiado diz que Anápolis vai se transformar num parque industrial automobilístico

Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Governador Ronaldo Caiado destaca potencialidades de Goiás e projeta a criação de um parque industrial automobilístico no município. Fotos: Hegon Corrêa

“Anápolis vai se transformar num parque industrial automobilístico. É esse o nosso sonho”, projetou o governador Ronaldo Caiado na tarde desta segunda-feira (23/11), durante visita à instalação da Caoa, localizada no município. Na ocasião, a montadora anunciou a aplicação de mais R$ 1,5 bilhão de investimentos na região, em um prazo de cinco anos, o que reforça projetos de expansão. “Temos um potencial de crescimento ímpar, uma logística diferenciada de outros Estados”, assegurou. “Goiás é a bola da vez”, destacou.

Caiado mencionou a posição estratégica do município como ponto forte para consolidação do projeto. Conforme analisou, Anápolis tem a seu favor o fato de estar na região central do País, com investimentos já anunciados para melhoria das malhas rodoviárias federal e estadual, além da iminente inauguração de linha férrea, e ainda o aeroporto de cargas. “Não existe um Estado que tenha tantas alternativas”, indicou o governador.

O presidente da Caoa, Mauro Correia, endossou a fala do governador sobre transformar Anápolis em um polo industrial automobilístico e argumentou que a estrutura já consolidada no município soma a favor do projeto como, por exemplo, a detenção da engenharia responsável pelo desenvolvimento de motores flex. “Goiás hoje tem, em Anápolis, o mais moderno centro de desenvolvimento de eficiência energética para motores do Brasil, que foi implementado por uma empresa nacional e que é gerenciado por goianos”, ressaltou.

A expansão da Caoa em território goiano foi viabilizada pela reinserção do Centro-Oeste na política de incentivos fiscais para o setor automobilístico, a partir da Medida Provisória 987/2020. Mauro agradeceu o empenho pessoal do governador, que foi a Brasília várias vezes para dialogar sobre o projeto. “Isso é muito importante, porque nos traz a certeza de que podemos continuar investindo [em Goiás]”, frisou. Também comentou que além da Caoa, a medida manterá a Mitsubishi em território goiano. “São duas empresas automotivas 100% nacionais no Estado de Goiás.”

Mauro definiu o anúncio de investimentos locais como um momento de felicidade, já que garantiu a manutenção de empregos e abriu margem para ampliação. “O maior prazer para nós é entrar na linha de produção e ver todo o chão de fábrica sorrindo, e as pessoas crescendo dentro da companhia. Muito obrigado, governador, pela parceria, por estar aqui conosco”, frisou. A previsão é gerar, nos próximos anos, 2 mil empregos diretos e 25 mil indiretos, além de lançar novos veículos e atrair empresas satélites quando a produção anual ultrapassar as 100 mil unidades mensais. Atualmente, é de 86 mil.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Adonídio Neto, disse que a consolidação de Anápolis como referência automobilística envolve as empresas que já estão estabelecidas, e que a ação é uma via de mão dupla, em que todos ganham. “Nos ajude a trazer os fornecedores para nosso Estado, para mais perto. Quanto mais a gente verticalizar a sua produção, mais vai gerar emprego e diminuir os custos logísticos”, afirmou à direção da Caoa. “A pauta em Goiás é o desenvolvimento, a geração de emprego e renda.”

A secretária da Economia, Cristiane Schmidt, garantiu que Goiás tem outro ponto a seu favor: a desburocratização graças ao ProGoiás. “A ideia é: vai investir, gerar emprego e renda? É bom para o Estado? Então não tem governador ou secretário que vai dizer sim ou não. Vai fazer porque é bom para os goianos”, salientou.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, destacou o diálogo entre município, Estado e Federação como um importante instrumento responsável pelo avanço da região. “Goiás está orgulhoso de ter o senhor como governador, Caiado. E dessa parceria, tendo como bandeira principal cuidar das pessoas. Pode ter certeza, a população sabe enxergar isso, e é por isso que o senhor está tão bem aprovado em todo o Estado”, pontuou. Também presentes ao evento, o deputado federal Zacharias Calil e o deputado estadual Amilton Filho celebraram os anúncios de investimento no Estado.

Estiveram presentes ainda o CEO e diretor executivo da Caoa Chery, Marcio Alfonso; a primeira-dama de Anápolis, Vivian Albernaz; os secretários de Estado Adriano Baldy (Cultura), Adriano da Rocha Lima (Governadoria), Tony Carlo (Comunicação); o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Luiz Baptista Lins Rocha; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis (Sindimetana), Adenilton Coelho; o comandante do 3° Comando Regional da Polícia Militar, coronel Paulo Roberto de Oliveira; entre outros.