Síndrome de Ramsay Hunt: doença que fez Justin Bieber cancelar a sua tour

Mesmo vírus que causa varicela e herpes zoste e afeta o nervo facial próximo ao ouvido interno, afeta o cantor
Justin relata ter síndrome de Ramsay Hunt (Foto: Divulgação)
Justin relata ter síndrome de Ramsay Hunt (Foto: Divulgação)

Foi com este depoimento que Bieber anunciou que cancelaria muitos dos espetáculos que faria durante o seu Tour:

“Como provavelmente podem ver pela minha cara, tenho esta síndrome chamada síndrome de Ramsay Hunt, este vírus que ataca o nervo do meu ouvido e os meus nervos faciais. Como podem ver, este olho não está a piscar, não consigo sorrir deste lado do meu rosto, esta narina não se mexe. Portanto, há uma paralisia total deste lado do meu rosto. Portanto, para aqueles que estão frustrados com os meus cancelamentos dos próximos espetáculos, eu simplesmente não sou fisicamente capaz de os fazer”.

O neurocientista e biólogo, PhD Dr. Fabiano de Abreu Agrela, descreve a doença da seguinte forma, “A síndrome de Ramsay Hunt é uma erupção cutânea dolorosa ao redor da orelha, no rosto ou na boca. Também conhecida como herpes zoster oticus ou herpes zoster do gânglio geniculado, é uma complicação tardia da infeção pelo vírus varicela-zoster (VZV), resultando em inflamação do gânglio geniculado do nervo craniano CVII.”.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um PhD em neurociências - (Foto: Divugação)
Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um PhD em neurociências – (Foto: Divugação)

Ainda segundo Abreu, “O vírus varicela-zoster que causa a síndrome de Ramsay Hunt é o mesmo vírus que causa varicela e herpes zoste e afeta o nervo facial próximo ao ouvido interno. Isso leva à irritação e inchaço do nervo.”

Esta doença pode manifestar-se de diferentes maneiras com diversos sintomas que podem aparecer separadamente ou conjugados. A síndrome é incapacitante pois é bastante dolorosa e acaba por causar paralisia.

Em acordo com o neurocientista, “Os estágios iniciais da infecção causam febre e erupção vesicular difusa, ou seja, o que conhecemos por varicela. Sendo que depois o vírus fica inativo”.

Quando acontece a sua reativação, causa um fenômeno “zoster” ou “herpes zoster”.  Conforme Abreu, os sintomas mais comuns são: erupção cutânea dolorosa no tímpano, canal auditivo, lóbulo da orelha, língua e céu da boca no lado do nervo afetado, dor intensa no ouvido, perda auditiva de um lado, vertigem, zumbido no ouvido, dificuldade em fechar o olho, alteração no paladar, ressecamento visual e na boca e fraqueza em um lado do rosto que causa dificuldade em fechar um olho e ao comer, caindo a comida do canto fraco da boca, queda facial e paralisia de um lado do rosto.

No que respeita a tratamentos o neurocientista revela que “O tratamento é feito com corticoide e anti-virais e que deve ser iniciado logo que sejam revelados os primeiros sintomas pois é a melhor forma de existir uma recuperação total pois, caso contrário, as sequelas podem manter-se para sempre.”

A Síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa, porém, o vírus herpes-zoster que pode ser encontrados nas bolhas presentes junto da orelha, pode ser transmitido para outras pessoas e causar catapora em indivíduos que não tiveram antes a infecção. O risco de desenvolver esta doença é maior em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos, crianças ou idosos, que tenham sofrido de catapora.

Deixe um comentário