Com o início das férias escolares, muitas famílias programam viagens para dezembro. Para garantir um trajeto seguro em meio ao trânsito intenso, longas filas e motoristas apressados — combinação que pode ser perigosa —, a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) dá algumas orientações.
Durante o percurso, o motorista deve observar os outros veículos e estar atento a pedestres, ciclistas, sinalização e ao fluxo de tráfego em geral. Manter distância segura, ultrapassar apenas em condições apropriadas e evitar acelerar durante chuva ou quando houver acúmulo de água na pista são medidas fundamentais. Redobrar a atenção ao volante e respeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também são orientações essenciais para uma viagem tranquila e segura.
O CTB possui mais de 300 artigos voltados à regulação do trânsito para promover a segurança viária e, consequentemente, a preservação de vidas. Segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), um aumento de 1% na velocidade média eleva em 4% o risco de acidentes fatais e em 3% o risco de ocorrências graves. A velocidade excessiva é a principal causa de acidentes, mortes e de sua gravidade.
Para um trânsito seguro, é necessário ser um condutor consciente, respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool e seguir as sinalizações.
Confira algumas dicas para uma viagem segura:
- Revise o veículo: Verifique se pneus, freios, faróis, setas e limpadores de para-brisa estão em perfeito estado.
- Mantenha o tanque acima da metade: Evite imprevistos com combustível.
- Planeje a rota: Pesquise o trajeto antes de iniciar a viagem.
- Se beber, não dirija.
- Use o cinto de segurança.
- Crianças na cadeirinha: Utilize assentos apropriados conforme idade e peso.
- Respeite a sinalização: Ela existe para garantir sua segurança.
- Evite ultrapassagens arriscadas: Mesmo em locais permitidos, avalie o trânsito antes de ultrapassar.
- Ventile o carro: Se usar ar-condicionado, abra as janelas a cada uma ou duas horas para renovar o ar e manter o motorista alerta.
- Mantenha distância dos veículos: Tanto em tráfego fluido quanto em congestionamentos.
- Revezamento na direção: Em viagens longas, combine com outro passageiro para alternar ao volante. Quem não estiver dirigindo, deve evitar distrair o motorista e ajudar a mantê-lo acordado.