As ações da Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), para revitalização de parques e reservas ambientais, asseguram à cidade o título de Capital Verde do Brasil. Nos primeiros 15 meses da gestão do prefeito Rogério Cruz, foram plantadas 121,9 mil árvores. No mês de maio, o município recebe as floradas das paineiras, que embelezam as ruas.
Conhecidas como barrigudas, as paineiras atraem grande número de pássaros, principalmente periquitos-de-encontro-amarelo, que se alimentam de seus frutos, e abelhas, borboletas e beija-flores, que se fartam de néctar e pólen. A depender da época do ano, o espetáculo das floradas também é proporcionado por ipês (roxo, rosa, amarelo e branco), e flores do cega-machado, jacarandá-mimoso, cássia-javanesa, escumilha-africana e sibipirunas.
“Paineiras colorem nossas ruas e, já no segundo semestre, são os ipês que trazem mais beleza à capital. Goiânia é, realmente, abençoada pela natureza”, afirma prefeito, que destaca o empenho e dedicação dos servidores da Amma e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) no cuidado com a cidade.
Presidente da Amma, Luan Alves afirma que, além da beleza das flores que enfeitam as ruas, praças e parques de Goiânia, “o lado ambiental benéfico das árvores é essencial para proporcionar bem-estar à população”. Ele aponta que “as árvores absorvem gás carbônico e emitem oxigênio, filtram o ar, diminuem a poluição sonora, aumentam a biodiversidade e reduzem o nível de estresse das pessoas, dentre outros benefícios”.
Em reforço à arborização da cidade, a prefeitura conta com programas criados pela Amma: o Disque Árvore e ArborizaGyn. O Disque-Árvore faz a entrega, gratuitamente, em domicílio, de mudas para a população, para compensar a retirada de árvores de grande porte, que foram erroneamente plantadas em calçadas estreitas e sob fiação. Já o ArborizaGyn foi lançado em novembro de 2021 pelo prefeito Rogério Cruz. Em uma ação histórica, a prefeitura plantou, de forma simultânea, 50 mil mudas nativas em três pontos da capital: Parque Três Marias, no Jardim Presidente, Alameda Andrelino de Morais, no Setor Faiçalville, e Parque Cascavel. A ação foi realizada pela Amma, em parceria com a Comurg.
Além das 121,9 mil mudas de árvores plantadas desde o início da gestão, a administração municipal revitalizou 23 dos 62 parques da capital, além de 257 praças. Mais nove parques estão em processo de implantação. A prefeitura entregou os parques Leonardo Peixoto, Antônio Wagno Codó, a segunda etapa do parque Sargento David Luiz, e a reconstrução do Bosque dos Anjos, na atual gestão. A Amma deu início à repaginação de outros 36 parques já existentes, por meio de reforma ou construção de equipamentos como quadras e campos esportivos, bancos, lixeiras, pista de cooper, academia ao ar livre, iluminação, dentre outros.
Flores no Parque
No mês de fevereiro deste ano, a Prefeitura de Goiânia lançou o Projeto Flores no Parque, iniciativa que promove o plantio de espécies ornamentais na capital. A ação começou por quatro parques das regiões Sul e Oeste, que receberam mais de 17 mil mudas resistentes a variações climáticas.
O primeiro a receber o projeto foi o Parque Vaca Brava, no Setor Bueno. Lá, foram cultivadas 10 mil mudas de Vinca Mix e Tagete Amarelo, flores resistentes ao clima quente e que florescem no verão e na primavera. Em seguida, o Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, recebeu 3.648 mudas ornamentais, em formato de flor, das espécies Vinca Mix, Tagete Amarelo e Sálvia Red. As inclusões mais recentes foram no Parque da Lagoa, no Parque Industrial João Braz, Jardim Botânico, e Areião.
“Nossos parques recebem projetos paisagísticos que ampliam as possibilidades de abrigo e alimento para os animais”, afirma o prefeito. “Agora, com o Projeto Flores, os espaços públicos ganham mudas que, além de deixá-los mais bonitos, contribuem consideravelmente com a preservação ambiental”, observa Rogério Cruz.