Rogério Cruz lança projeto Goiânia por Elas com desfile inclusivo, e defende fim da violência contra a mulher

Evento contou com palestra sobre empoderamento feminino, aulão esportivo e apresentação de dança flamenca
Prefeito Rogério Cruz, ao lado da primeira-dama, Thelma Cruz, abre Projeto Goiânia por Elas (Secom)

“Sociedade evoluída é aquela em que a mulher se sente segura e respeitada. Queremos mostrar à população que todas merecem apoio. Nossas ações se fortalecem nesses dois aspectos”, afirmou o prefeito Rogério Cruz ao abrir, na manhã deste domingo (06/03), ao lado da primeira-dama, Thelma Cruz, o projeto Goiânia por Elas, com desfile inclusivo, no Lago das Rosas, Setor Oeste.

Mulheres representantes de diversidades desfilaram com vestimentas cedidas por comerciantes da Região da 44, Bernardo Sayão e Feira Hippie. Em seguida houve apresentação de dança flamenca. Antes, o público assistiu a palestra sobre empoderamento feminino, conduzida pela coach Alyne Carneiro, e participou de aulão comandado pela Secretaria Municipal dos Esportes.

“A violência contra a mulher é algo que devemos combater, sempre. Um momento como esse não é para mostrar à mulher como ela deve ser, mas para lembrá-la de que merece respeito, em quaisquer circunstâncias”, reiterou Rogério Cruz.

Thelma Cruz, por sua vez, destacou a importância do trabalho da mulher no combate à desigualdade social. “Temos que acreditar que somos imbatíveis para qualquer luta contra a desigualdade social. Acreditem em si mesmas. Vocês podem, sim, ser imbatíveis”, afirmou.

Desfile

(Secom)

Trinta e quatro mulheres, entre elas crianças e idosas, desfilaram as diversidades. A trans Yorhanna de Assunção, uma das que subiu ao palco, relatou sua história: “Cheguei à Secretaria Municipal da Mulher em situação de extrema vulnerabilidade. Lá, recebi orientações, acolhimento, e fui indicada para minha primeira entrevista de emprego. Hoje trabalho como auxiliar de cozinha. Essa ajuda mudou minha vida”, contou, emocionada.

As mulheres que compareceram ao Lago das Rosas também puderam assistir palestra sobre empoderamento feminino, com a coach Alyne Carneiro. “Nenhuma mulher pode ser subestimada. Todas nós temos história, aprendizados na jornada, e merecemos respeito”, disse.

A secretária de Política para Mulheres, Tatiana Lemos, afirmou que o objetivo da Prefeitura de Goiânia, durante o Mês da Mulher, é conscientizar sobre a importância de se respeitar direitos. “O mais importante de tudo isso, e o objetivo do prefeito Rogério Cruz, é a conscientização de que temos direitos que precisam ser respeitados. Quando se mata uma mulher, se mata uma mãe, o destino de algumas crianças e uma família também”, declarou.

A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Cristina Lopes, afirmou que Rogério e Thelma Cruz caminharam pelo mundo levando a mensagem de respeito e dignidade. “Oito de Março é o dia das mulheres porque, ao reivindicarem condições justas de remuneração, 116 foram queimadas dentro de uma fábrica. E nós seguimos ainda hoje sendo perseguidas por simplesmente existirmos”, observou.

Mais ações

A Prefeitura de Goiânia desenvolve série de ações durante o Mês da Mulher. Há o concurso de redação com o tema “Violência Contra as Mulheres – Triste Realidade”, para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Começarão as campanhas Tipos de Violência nos Ônibus, junto à Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), e blitz com a Patrulha Mulher Mais Segura, na Avenida Mutirão.

Já nos dias 08 e 09 de março, 23 expositoras comercializarão, na Área de Convivência do Paço Municipal, artigos em prata, artesanato, moda, alimentação e massagem. A feira funcionará das 8h às 18h. Rogério Cruz reforça que “estas ações chamam a atenção para o papel consolidado da mulher como líder de projetos desenvolvidos nas mais diversas áreas da sociedade”.

A programação segue com a parceria entre Prefeitura de Goiânia e Senac Goiás no movimento “Goiânia por Elas Empodera”. No Dia da Mulher (08/03), 40 mulheres que superaram situações de violência e vulnerabilidade receberão, no Senac Elias Bufaiçal, no Setor Aeroporto, dia de beleza gratuito, com maquiagem, cabelo e massagem.

A feira em comemoração ao Dia Da Mulher será realizada na Vila Cultural Cora Coralina, em uma parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Smdhpa) com o Governo de Goiás, nos dias 10/03 e 11/03. O evento reunirá expositoras que atuam em eventos realizados pela Prefeitura de Goiânia, como as Feiras das Pretas, das Entidades das Pessoas com Deficiência e do Lixo Zero, além de novas empreendedoras.

A Prefeitura também trocou a iluminação branca do monumento do Viaduto Latif Sebba, na Praça do Ratinho, pela cor lilás, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A ornamentação permanecerá no viaduto durante todo o mês de março.

Deixe um comentário