Goiânia conquistou o renomado título de “Cidade Árvore do Mundo” pela ONU, graças às suas eficazes práticas de preservação, reflorestamento e arborização, entre outros critérios. Com o título, Goiânia agora faz parte do seleto grupo de cidades arborizadas, que tem metrópoles como Paris, Turin, Milão, Madri, Nova Iorque e Toronto.
Ao todo a cidade possui mais de 205 áreas verdes, sendo boa parte com nascentes, e mais de 60 parques com algum tipo de estrutura verde. Desse modo, de acordo com dados do IBGE de 2010, Goiânia possui 94 metros quadrados de área verde por habitante, sendo que o recomendado pelas Nações Unidas é de apenas 12 metros por habitante.
Para o prefeito da cidade, Rogério Cruz, as políticas públicas ambientais implantadas nos últimos anos definiram a conquista do título. “Estamos reorganizando a arborização de Goiânia com planejamento. A substituição de árvores antigas e já no seu final de ciclo de vida, além do incentivo ao plantio, se tornaram hábitos essenciais em nossa gestão”, afirma.