Mulheres saudáveis

Para exercer todos os papéis delegados às mulheres, incluindo ser mãe, esposa e profissional é necessário ter cuidados com a saúde, dar mais atenção ao bem estar do corpo, mente e alma. Alguns hábitos como fazer exames periodicamente, ter boa alimentação, praticar exercícios físicos, entre outros, são fundamentais para garantir uma vida mais saudável.
Em março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Farmácia Artesanal oferece uma equipe de farmacêuticos, que dará orientações sobre cuidados e prevenção de problemas na menopausa, TPM, câncer de mama e ovários em todas as lojas da rede em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. As clientes também poderão fazer testes de glicemia e aferição de pressão gratuitamente.
Confira abaixo algumas orientações:
– Dicas para amenizar os sintomas da TPM: Durma bem, pratique atividades físicas e evite alimentos ricos em sal e açúcar. Fique longe de café e refrigerantes, pois eles contêm xantinas (substâncias que agravam o humor). O ômega 3 e chás diuréticos ajudam a regular as variações hormonais e a reduzir a sensação de inchaço.
– Menopausa: Consuma alimentos ricos em fitoestrógenos como soja e linhaça. Diminua o consumo de sal, pois o sódio facilita a eliminação de cálcio pelo organismo, o que pode levar à osteoporose. Tome sol pelo menos 15 minutos ao dia (antes das 9h e após as 16h). Esse hábito estimula a produção da Vitamina D, fundamental para a fixação de cálcio nos ossos.
– Câncer de mama: Faça o autoexame mensalmente, de preferência do 7º ao 8º dia após o início da menstruação. Entre 20 e 40 anos, submeta-se ao exame das mamas a cada dois ou três anos. Acima de 40 anos, realize esses exames anualmente. Tenha uma alimentação saudável, pois ela pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Evite o consumo de cigarro e álcool, que são fatores agravantes para a doença.
– Câncer de ovário: Consulte o ginecologista regularmente, controle o peso e evite alimentos gordurosos. Se tiver histórico de câncer em parentes próximos, faça exames clínicos e ultrassonografia com mais frequência. Lembre-se que o câncer de ovário pode não causar sintomas até atingir um estágio avançado.

Deixe um comentário