Gracinha Caiado visita Centro de Apoio ao Romeiro da OVG durante Romaria à Trindade

Presidente de honra da Organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, esteve no local para agradecer trabalhadores e voluntários que cuidam dos romeiros durante a festividade
Romaria à Trindade
Presidente de honra da Organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado

Tradição durante a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebeu a visita da presidente de honra da Organização e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Gracinha Caiado, no fim da tarde deste sábado (1º/7). Acompanhada da primeira-dama de Trindade, Dona Dorinha, e do deputado estadual Cristiano Galindo, Gracinha fez questão de agradecer aos trabalhadores e voluntários que, desde o dia 22 de junho, estão produzindo pães com mortadela e manteiga, café, leite com canela, sucos e chá.

A estrutura montada no Km 10 da GO-060 funciona 24h por dia e recebe pessoas que caminham em direção à capital da fé durante o maior evento religioso de Goiás. O CAR, que é uma iniciativa do Goiás Social, oferece banheiros, capela para orações, área para descanso, atendimento médico e lanche para os fiéis. Desde a inauguração do espaço, mais de 300 mil pessoas foram atendidas. Até o final da romaria, a expectativa é de meio milhão de atendimentos no CAR.

Para Gracinha, o número expressivo de romeiros que passam pela unidade tem aumentado graças às melhorias que o Governo Caiado tem promovido no espaço. “Quando falamos em investimento na qualidade de vida das pessoas, falamos em serviços que são oferecidos nas mais diversas frentes. Aqui no Centro de Apoio ao Romeiro não é diferente, nós proporcionamos para quem está fazendo a caminhada o suporte necessário para deixar o percurso cada vez mais seguro e confortável. Neste ano, além da alimentação, capela e área de descanso, temos também os profissionais do CRER fazendo massagens, ventosas, curativos, aferição de pressão e vários serviços de saúde”, explicou.

Ainda para a coordenadora do GPS, apoiar os romeiros do Divino Pai Eterno é apoiar a tradição e a cultura goiana. “Goiás é Estado de fé e de amor. Essa romaria é uma das maiores do nosso país e o Centro de Apoio ao Romeiro estará sempre de portas abertas para acolher os peregrinos e manter viva nossa cultura”, destaca.

Romeiro há vários anos, Ênio Rodrigues Ribeiro, de 59 anos, sempre passa pelo CAR durante a caminhada. Para ele, peregrinar à Trindade e passar pela estrutura montada pela OVG para tomar o famoso leite com canela é parte indispensável do percurso da fé. “Todo ano eu venho e todo ano eu paro aqui para tomar esse leite, repor as energias e continuar a caminhada. Até agora, essa foi a melhor estrutura que eu já vi aqui”, conta.

Iracema Cunha de Araújo é voluntária no Centro e ajuda no preparo dos lanches oferecidos aos romeiros. Uma ‘tradição’ que já se repete há 20 anos. “Participar do CAR é maravilhoso. Até amigos fiz aqui. Sou grata à OVG e ao Divino Pai Eterno. Fazer parte do Centro de Apoio faz eu me sentir ainda mais abençoada”, afirma.

Espaço

Funcionando 24h por dia, o CAR Trindade espera receber 500 mil pessoas durante os 11 dias da Romaria do Divino Pai Eterno deste ano. Para garantir o atendimento aos romeiros, a OVG conta com diversos parceiros sociais, que doam insumos para a produção dos lanches, itens de higiene pessoal e pomadas massageadoras, além de parcerias com órgãos públicos, que contribuem com a segurança e com as ações desenvolvidas no local.

Deixe um comentário


Confira também