Alunos da Maple Bear Goiânia ganham prêmio mundial de robótica

A equipe também conquistou o 2ª lugar no cabo de Guerra e a 5ª colocação no Cliff Hanger

O grupo S.T.A.R.T. formado por cinco estudantes de 13 e 14 anos da Escola Canadense Maple Bear Goiânia foi o vencedor da categoria “Missão Impossível”, desafio considerado mais importante do Torneio Mundial de Robótica – FIRA 2022, no dia 12 de agosto. A premiação ocorreu em Guarulhos, São Paulo, e é a primeira vez que o Estado de Goiás é campeão no maior evento de tecnologia e inovação do mundo.

Integram a equipe S.T.A.R.T os professores Flamarion Moreira e Gustavo Corrêa Thomaz, além dos estudantes Júlia Luz Vilefort, Marcelino Pedroso de Oliveira, Renzo Ribeiro Cabral, Arthur Lemes Guissoni (Foto: Divulgação)

A equipe , coordenada pelos professores Flamarion Moreira e Gustavo Thomaz, competiu com 10 grupos, formados por estudantes de escolas públicas e privadas do Brasil, México e Colômbia em torneios realizados entre os dias 10 a 13 de agosto de forma híbrida, também em Guarulhos.

Na competição mundial, os alunos Matheus Lery, Arthur Guissoni, Júlia Luz Vilefort, Marcelino Pedroso de Oliveira, Renzo Ribeiro Cabral juntamente com os professores, Flamarion Moreira e Gustavo Corrêa participaram de três provas na etapa U14 do prêmio mundial de robótica FIRA 2022.

O estudante do 9º ano e participante da equipe de robótica da Maple Bear, Marcelino Pedroso, celebra a conquista que irá contribuir com sua formação. “O campeonato é considerado a copa do mundo na área de robótica. Para mim, ser campeão mundial significa muito mais que um título, mas também um aprendizado, como por exemplo o trabalho em equipe e a inteligência emocional durante a competição. Com certeza essa conquista vai abrir muitas portas, tanto no mercado de trabalho, quanto para as universidades”, destaca.

Categorias que participaram

Eles participaram das categorias: Cliff Hanger, onde robôs de pesos iguais tentam empurrar o oponente para fora da arena; Cabo de Guerra, no qual os robôs de mesmos parâmetros são ligados por uma corda e tentam fazer com que o adversário saia de sua arena; e a Missão Impossível que apresenta um desafio surpresa com prazo de resolução de 24 horas, no qual saíram ganhadores.

Além da vitória em primeiro lugar no desafio considerado mais importante do torneio, a equipe também conquistou o 2ª lugar no cabo de Guerra e a 5ª colocação no Cliff Hanger.

Deixe um comentário