A chuva de meteoros Líridas e a passagem do cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido também como “Cometa do Diabo”, são apenas alguns dos acontecimentos marcados para acontecer no decorrer ddo mês abril.
No dia 8 acontecerá um eclipse solar total, que será visível somente no Hemisfério Norte. Porém, para a felicidade dos brasileiros, o Cometa do Diabo será visível durante todo mês através do uso de binóculos, atingindo o periélio – momento de maior proximidade do Sol – no dia 21 e deve ter brilho máximo no dia 23, sendo seu maior ponto de visibilidade durante a noite na direção oeste.
Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons-Brooks ganhou esse apelido “diabólico” devido a uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma, ou seja a nuvem de poeira e gás que circunda o seu núcleo, em uma forma de chifres.
A chuva de meteoros Líridas ocorre no norte do céu na noite do dia 22. O fenômeno acontece devido a entrada de diversos meteoros nas camadas da terra que se fragmentam com o atrito do ar, aumentando a temperatura e velocidade, gerando, então, as “estrelas cadentes”.