Café inspira nova fragrância do Boticário

O Boticário buscou inspiração no café, consumido em grande parte dos países para lançar o Coffee Man, que chega às lojas no dia 5 de outubro.A empresa, que já se destaca no setor da perfumaria com a produção de fragrâncias inspiradas no mundo dos vinhos, a partir de agora também se torna a primeira marca nacional a lançar perfumes obtidos a partir do processo de infusão de grãos de café especial, outra bebida internacionalmente consagrada. A fabricação da nova fragrância passa por um ritual único, resultado da infusão do Coffea Arábica, grão nobre utilizado na industrialização dos cafés especiais mais caros. Para a produção da fragrância, foi criado um espaço exclusivo na fábrica do Boticário, em São José dos Pinhais, região da Grande Curitiba (PR), onde todo o processo é realizado. A perfumista Verônica Casanova, que assina Coffee Man, se inspirou na história das antigas fazendas de café, no luxo e na exaltação da bebida, tradicional em encontros sociais ou profissionais. “A infusão de grãos do café torna o perfume quente, sensual e marcante, indicado para ser usado pelo homem em qualquer situação”, comenta Verônica.As notas de saída de Coffee Man tiveram inspiração na cultura indiana, que usa o cardamomo para deixar o sabor do café mais elegante e exótico, criando um contraste com o corpo fresco, denso e cremoso. Possui notas de café Bourbon, amarelo e acorde floral composto pelas nobres flores utilizadas na perfumaria masculina, como absoluto de íris, violeta e gerânio. Toques de folha de tabaco, âmbar e couro foram adicionados para valorizar o lado masculino do perfume.A fazenda Águas Claras, localizada em Itapira, interior de São Paulo, foi escolhida para ser a fornecedora do café da espécie Coffea Arábica, utilizada na fabricação do novo perfume. A cafeóloga Eliana Relvas prestou consultoria e forneceu estudos e pesquisas que viabilizaram a transformação dos grãos na fragrância. “A ideia de criar um perfume inspirado no café é sensacional. A bebida combina com aroma, pessoas, momentos de prazer e é uma paixão nacional, assim como perfume”, explica. O Brasil é, atualmente, o maior produtor mundial de grãos de café (30%) e o segundo maior mercado mundial. Além de ser uma paixão nacional, a tradicional bebida está mais na moda do que nunca. Recentemente, as cafeterias “gourmets”, que servem cafés de altíssima qualidade, invadiram o País, associadas à onda de certificações (ambientais, orgânicas, de comércio justo) e intensificando o gosto pela bebida. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), no primeiro semestre de 2009 a Perfumaria registrou R$ 1,6 bilhão no mercado, crescimento de 19,1% (em receita) em relação ao primeiro semestre de 2008. Durante todo ano de 2008, a categoria representou R$ 3,2 bilhões, o que traduz 15% do mercado de Cosméticos, Higiene Pessoal e Perfumaria.

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