Não existe penteado mais feminino e encantador que as tranças. Clássica e democrática, ela cai bem em todos os tipos de cabelos e rostos. Como penteado coringa, pode ser utilizado tanto no trabalho quanto no happy hour ou no fim da noite, dando aquele visual arrumadinho instantâneo.
Nos dias mais quentes, trançar os cabelos é a solução mais rápida para aliviar o calor das que mantém as madeixas mais longas, sem perder o charme. Ao trançar pode-se utilizar todo o cabelo ou apenas pequenas mechas laterais deixando todo o restante dos fios soltos.
Confira as dicas da Nice de Oliveira, técnica capilar da marca Aroma do Campo, para usar o penteado sem medo:
Quais são os principais tipos de tranças?
R: Existem diversos tipos de tranças. As principais são as rasteiras, muito utilizadas em cabelos afros; as embutidas, iniciada no topo da cabeça; as laterais onde se trança puxando todo o cabelo para o lado e as tranças com fios soltos, onde se trança apenas mechas.
Como faço para manter a trança firme ao longo do dia?
R: Se os fios forem muito lisos, pode-se usar desde gel a fixadores para segurar a trança. Se forem encaracolados ou crespos, o indicado é utilizar pomadas e silicone. Fique atenta a quantidade de produto, para que a trança não fique muito dura.
Posso utilizar outros adereços, quando estiver com tranças?
R: Abuse da criatividade. Utilize fitas de tecido ou de couro, pedrarias, flores para dar um toque romântico ao penteado e elásticos coloridos.
As tranças realmente quebram os fios? Todos os tipos de cabelos podem ser trançados?
R: Depende muito do fio. Claro que se você fizer uma trança para usar um único dia, não haverá problema algum. Geralmente as tranças que mais apresentam desgaste dos cabelos, são as rasteirinhas, pelo fato de serem mais finas e ter que puxar muito os fios na hora de trançá-los.