Nesta quarta-feira (4), a marca Tom Ford anunciou o estilista colombiano Haider Ackermann como novo diretor criativo. Atuando no mercado de moda há mais de vinte anos, Haider é conhecido por sua alfaiataria impecável, drapeados e uso vibrante de cores latinas. O designer estreia na marca em março de 2025, durante a Paris Fashion Week.
Por meio de um anúncio no Instagram da marca, Haider comentou: “É com tremendo orgulho que procurarei honrar o legado de Tom Ford, um homem que admiro há muito tempo e respeito profundamente”. A nomeação de Ackermann surpreendeu muitos, já que, desde 2020, ele busca recuperar os direitos sobre seu próprio nome, vendidos a um grupo belga no início da década de 2010, o que resultou em seu afastamento temporário do mundo da moda.
No mesmo post, Tom Ford declarou ser fã do estilista e expressou sua admiração pelo trabalho de Ackermann: “Acho tanto as roupas femininas quanto as masculinas igualmente atraentes. Ele é um colorista incrível, sua alfaiataria é precisa, e acima de tudo, ele é moderno. Partilhamos muitas das mesmas referências históricas, e estou ansioso para ver o que ele fará com a marca. Suspeito que serei o primeiro de pé a aplaudir depois do desfile dele em março.”
Com uma trajetória criativa admirável, Ackermann desenvolveu formas impressionantes de trabalhar com tecidos nobres, explorando a versatilidade de texturas e caimentos em suas criações. Depois de assinar uma coleção de Alta-Costura para Jean Paul Gaultier, Haider foi cotado para ocupar grandes cargos em maisons francesas, como Dior e Margiela. Karl Lagerfeld, inclusive, acompanhava de perto seu trabalho e sempre o elogiava.