Adan Neto
O estilista goiano Theo Alexandre, diretor criativo e criador da Thear, transforma poesia em vestimentas. Abordando a cultura local em suas peças, ele leva Goiás para as principais passarelas nacionais. Neste ano, pela quinta vez, desfila na São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda da América Latina.
Com apresentação programada para o dia 12 de abril, a marca mostra a coleção “Elementos” no Shopping JK, em São Paulo. As novas criações buscam representar o Cerrado brasileiro, bioma característico e predominante de Goiás, através da fauna e flora. O designer de moda divide sua coleção em dois momentos: Terra e Fogo, e posteriormente, Ar e Água.
Seja por meio de estampas que simbolizam os desenhos tortuosos e terrosos da vegetação, ou até mesmo pelas modelagens sóbrias que remetem à dificuldade de florescer em meio à seca, o estilista ressalta seu compromisso com sua identidade e a cidade. “Nossas raízes mais uma vez estarão presentes com as estampas exclusivas assinadas pelo artista visual Kboco, que conhece profundamente o Cerrado brasileiro. Não só isso, queremos trazer um novo olhar sobre o poder do feminino nesta coleção com a colaboração de Jerônima Baco, que traz todo o seu expertise na elaboração de corsets, e Eleonora Hsiung assinando os acessórios”, afirma.
A mensagem ecológica da necessidade de uma produção de moda mais sustentável também está presenta nas produções de Theo. Ele busca utilizar fibras naturais e orgânicas do Cerrado nas peças, tornando os produtos mais facilmente degradáveis ao descarte e com menos composições químicas.
Nas últimas edições da SPFW, assim como em suas participações na Casa de Criadores – evento dedicado à moda autoral brasileira e também lançador de novos talentos -, a marca apresentou coleções icônicas. Em sua estreia na semana de moda paulista, apresentou “Jardins de Poteiro”, introduzindo à moda nacional sua sensibilidade à natureza e a representatividade goiana no evento. Já na edição 55, que ocorreu em maio de 2023, a Thear levou para a passarela a coleção “Todas as Coras”, inspirada na poetisa goiana Cora Coralina, sendo uma ode à liberdade feminina e à emancipação de amarras que existem desde outras épocas.
A marca passou por um rebranding, Theo explica que queria algo mais feminino e orgânico; “Já que a logo anterior tinha uma fonte mais rígida, mais sóbria que conversava melhor com o público masculino”, completa o criativo.
Celebrando 5 anos de presença no mercado, a Thear firma sua posição tanto em Goiás quanto nacionalmente. Inspirada nas raízes profundas das plantas típicas do Cerrado, a marca não apenas conecta-se às suas origens, mas também promove um importante papel social na moda, destacando a representatividade.